Anúncio

domingo, 13 de abril de 2008

Dengue começa a deixar o estado em alerta

abril 13, 2008



Morre segunda vítima de dengue hemorrágica no estado de Pernambuco


Alerta geral. O estado de Pernambuco registrou na manhã deste domingo (13), mais uma morte por dengue hemorrágica. A vítima dessa vez foi o auxiliar de serviços gerais, Lung Lee Correia de Araújo, 32 anos. Ele residia na rua Tanguari, no Conjunto Marcos Freire, em Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife.
Segundo a mãe da vítima, a dona de casa Ruth Correia de Araújo, na última quarta-feira (9), seu filho deu entrada no Hospital Geral de Prazeres com muita febre, dor no peito e vômito. Lá, os médicos constataram dengue e o paciente foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, onde veio a falecer na madrugada deste domingo.
Ela contou que há três anos, Lung Lee já tinha sofrido de dengue hemorrágica. De acordo com o atestado de óbito, a vítima “morreu de hemorragia pulmonar maciça bilateralmente. Distúrbio de coagulação com indicativos clínicos de dengue hemorrágica”
O auxiliar de serviços gerais foi enterrado no final da tarde, no Cemitério da Muribeca, em Jaboatão. A revolta dos familiares, no velório, era grande. Nesta segunda-feira (14) a Secretaria de Saúde de Pernambuco deve se pronunciar sobre o ocorrido.


PRIMEIRO CASO


Semana passada, um garoto de oito anos foi a primeira vítima fatal de dengue no estado este ano. Vanderson Gomes Pereira morava no bairro de Cavaleiro, também em Jaboatão. De acordo com a mãe dele, Verônica Vicente Soares, ele foi levado ao hospital com muitas dores. Na unidade médica, os médicos diagnosticaram apendicite e Vanderson Gomes foi operado.
Após esse primeiro caso, a Secretaria de Saúde anunciou, na última sexta-feira (11), algumas ações para combater o mosquito da dengue.
De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Gomes, o Governo do Estado pretende investir mais de R$ 1,3 milhão no combate à dengue. Outra ação divulgada foi uma reserva de 100 leitos nos principais hospitais da cidade para qualquer eventualidade.
“Vamos reservar esses leitos por precaução. Não sabemos o que vai acontecer daqui pra frente e por isso tomamos essa atitude. É importante lembrar que essa é uma guerra de que todos devem participar. As pessoas devem ficar atentas à proliferação desse mosquito”, explicou o secretário.
Ao todo, o estado já capacitou mais de 240 multiplicadores, entre médicos e enfermeiros. Eles receberam dicas sobre as causas da dengue, como diagnosticá-la e quais as medidas a serem tomadas.
Jorge Gomes também lembrou que as ações não se restringem apenas ao Recife. As medidas são para todas as cidades de Pernambuco. Por conta da chuva, municípios como Santa Cruz do Capibaribe e Belo Jardim, no Agreste, estão em situação de alerta. No primeiro, de acordo com a Secretaria de Saúde, sete casos de suspeita de dengue hemorrágica estão sendo investigados.
Fonte: pe 360graus.
Charge: Duke

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top