Anúncio

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Uma nova tendência mundial: Blogjornalismo

agosto 11, 2008

Blogjornalismo

De verdade, esse é o nome da nova febre mundial, com o Webjornalismo, o Blog deixou de estar recluso a Opiniões intímas e passou a expor pensamentos e debater com gente do mundo inteiro diversos assuntos. Formando uma rede jamais vista de interação.

Escrever para jornais, revistas, rádios e outras mídias, os estudantes de comunicação, digamos que estejam um pouco mais habituados a fazê-los. E escrever para essa nova onde chamada de blogjornalismo? Como escrever? Que palavras usar? São várias perguntas que todos fazem a todo instante. É tudo muito novo. No início, o blog trazia uma concepção de um “diário íntimo”, e hoje ainda é assim, e no decorrer do tempo, com a vinda do webjornalismo, esse diário passou a dar lugar à informação, à notícia.Mas não necessariamente os termos que se usam em blogjornalísticos devem ser iguais, ou terem os mesmo formato dos jornais impressos. No impresso temos uma linguagem mais aprofundada dos fatos. Isso não quer dizer que no blogjornalístico não se tenha a mesma profundidade.É que a mesma notícia dada no impresso pode ser “postada” de uma forma muito mais sucinta e clara num blogjornalístico. Vou dar algumas dicas que podem lhe ajudar um pouco:- Um texto deve ser curto e objetivo. E veja bem: texto curto não quer dizer que você irá deixar de colocar informações para que ele fique pequeno. E sim colocar a notícia da forma mais clara.- Mas o texto tem que ser sempre curto? Não! Se optar por isso, crie subtítulos para que o leitor não canse facilmente. A leitura no monitor cansa muito rápido.- Use uma idéia por parágrafo.Essas e outras dicas são importantes para se ter um bom blogjornalismo.A interatividade pode ser considerada um das ferramentas mais importantes. Essa possibilidade que o leitor tem de se comunicar com o jornalista ou até mesmo comentar matérias torna o blog mais interessante. O uso de hiperlinks onde podemos suitar matérias, vídeos, gráficos animados. Tudo isso tornando o blogjornalístico um diferencial.Procure se informar mais sobre blogsjornalísticos ou até mesmo, quem sabe, crie o seu. Visite blogsjornalísticos como o do Ricardo Noblat, Luis Nassif etc. Analise o que puder. Faça essa experiência.

Diego Marques

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top