Anúncio

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A tecnologia a serviço da educação

janeiro 09, 2009


Mais de nove mil docentes da rede estadual já escolheram os seus notebooks e acessórios através do Programa Professor Conectado, criado pelo Governo de Pernambuco para promover a inclusão digital dos profissionais e o uso da tecnologia a serviço da Educação. Desde o dia 22 de dezembro, o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br) já registrou mais de 24 mil acessos ao sistema para aquisição das soluções tecnológicas.


Pelo Programa, todos os 26 mil docentes da rede estadual receberam um bônus de R$ 2.300,00 no contracheque de dezembro para fazer a escolha da solução tecnológica que mais atenda a sua necessidade. “O número de acessos e aquisições só reforçam que o Governo está no caminho certo no sentido de modernizar e valorizar os profissionais da educação” ressaltou o secretário Danilo Cabral.
Até agora, a Agência Estadual de Tecnologia da Informação - ATI - cadastrou 7 empresas fornecedoras que estão disponibilizando 13 modelos. O cadastramento está sendo realizado de acordo com a Portaria nº 076/2008 publicada no Diário Oficial do dia 17/12/2008, que regulamenta o credenciamento das empresas e define os parâmetros de configuração dos notebooks e dos acessórios.
O regulamento para os fornecedores estabelece que as máquinas devem ter, no mínimo, 2 Gb de RAM, 80 Gb de HD, teclado no padrão ABNT, placa de rede, leitor/gravador de DVD e índice de performance Sysmark Overall de 170 para garantir a execução adequada dos softwares que deverão também ser instalados obrigatoriamente. São eles: Licença do Sistema Operacional Windows XP ou Vista PPP; licença dos softwares Educandus; Enciclopédia Digital Multimídia UNO; e Dicionário Houaiss Eletrônico.
Para se credenciar, os fornecedores devem se dirigir a ATI e assinar o Termo de Adesão ao Regulamento e anexar a documentação exigida no texto da Portaria: comprovante do cadastro no CADFOR - Cadastro dos Fornecedores, realizado junto a Secretaria de Administração do Estado, rela-tório do teste de performance gerado pelo software Sysmark 2004, Atestado de qualidade ISO 9001 ou cópia da portaria do Ministério da Ciência e Tecnologia incluindo a empresa no Processo Produtivo Básico - PPB, entre outras exigências, como a garantia da remessa gratuita dos equipamentos às assistências técnicas, no caso de haver necessidade por parte do professor que adquiriu o produto etc.
Cada empresa poderá ofertar até duas soluções de produtos. Como alguns fornecedores possuem capacidade de produção e comercialização limitada, o regulamento deixa claro que para cada solução cadastrada, a empresa deve indicar o limite da capacidade de entrega aos beneficiários solicitantes nos prazos de 30 dias e de 60 dias. “Quando o primeiro número de limite de entrega for atingido, o sistema gerenciador irá automaticamente, indicar que o prazo de entrega daquele notebook e acessórios passará a ser de 60 dias e se o segundo limite for ultrapassado, o sistema gerenciador apontará a solução como indisponível”, ressaltou o presidente da ATI, Joaquim Costa.
O secretário faz ainda um alerta aos professores: “Para adquirir o notebook e os acessórios ofertados, todos os profissionais vão precisar da senha do PE Consig, emitida pela FUNAPE/Secretaria de Administração”. A secretaria de Educação em parceria com a FUNAPE está montando um ponto de apoio em cada uma das Gerências Regionais para atender à demanda e cadastrar a senha dos professores que ainda não possuem.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top