Anúncio

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Estado reforça atendimento com 2.872 profissionais

fevereiro 20, 2009


A Secretaria Estadual de Saúde reforça os hospitais da rede para o Carnaval e para isso conta com um efetivo de 2.872 profissionais - 430 a mais que no ano passado. Eles incrementarão os serviços de saúde, nas áreas hospitalar, de vigilância sanitária, epidemiológica, Serviço de Verificação de Óbito, laboratorial e administrativa. Só em relação a médicos, foram contratados 543 plantonistas para 16 unidades, além das escalas normais dos hospitais. O esquema foi apresentado, ontem, pelo vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto.

“No Carnaval, registramos uma redução média de 30% no atendimento. Porém, os procedimentos nessa época são mais complexos, o que justifica nosso reforço. Fizemos um plano e podemos assegurar que os pernambucanos terão uma assistência médica mais ágil e de qualidade, disse Lyra Neto. Ao todo, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 2 milhões, R$ 700 mil a mais que no ano passado.
Os 2.872 profissionais temporários estão divididos em 543 médicos, 625 de nível superior (enfermeiros, bioquímicos e assistentes sociais), 1.629 de nível médio (técnicos de enfermagem, raio-x e laboratório) e 75 de nível elementar (manutenção). Dos hospitais da rede, já estão com reforço desde a última segunda-feira o Geral de Areias (15 médicos a mais), João Murilo - Vitória de Santo Antão (26 médicos), Belarmino Correia, em Goiana (42 médicos) e Jaboatão Prazeres (26). Essas unidades receberam incremento adiantado porque funcionam como rede de suporte para os grandes hospitais e contam com perfil clínico, atendimento muito comum nessa época.
Os demais hospitais vão ter escalas reforçadas no período das 7 horas do Sábado de Zé Pereira até às 19 horas da Quarta-feira de Cinzas. Entre os hospitais, o maior reforço vai para o Restauração, por ser a maior emergência do Norte-Nordeste e ter localização próxima aos pólos de folia. A unidade vai contar com 366 plantonistas extras, sendo 64 médicos a mais de plantão. Entre as grandes unidades, também aumentam a capacidade o Regional do Agreste, de Caruaru (282, sendo 32 médicos), Otávio de Freitas (185, sendo 29 médicos), Getúlio Vargas (132, sendo 31 médicos), Agamenon Magalhães (75, sendo 20 médicos) e Barão de Lucena (30, sendo 24 médicos).
Interior - Este ano, a Secretaria de Saúde está ampliando a contratação temporária de médicos para o Interior, além do Regional do Agreste. Seguindo a diretriz do Governo de descentralizar os pólos, o atendimento também é regionalizado. Dessa forma, pela primeira vez, ganham reforço os hospitais Rui de Barros Correia, de Arcoverde (18 médicos a mais); Inácio de Sá, em Salgueiro (16 médicos); José Fernandes Salsa , em Limoeiro (16); Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata (8 médicos); e Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (6 médicos extras). Para dar suporte aos hospitais regionais, foram contratados 25 supervisores, lotados nas Gerências Regionais de Limoeiro, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Serra Talhada. Eles vão acompanhar as atividades nos hospitais e, em caso de alguma necessidade, acionarão o nível central.
“Cada vez mais o Carnaval vem se interiorizando, com pólos fortes de atração, como Bezerros, Triunfo, Nazaré da Mata. Por isso, estamos dando maior suporte aos hospitais regionais, que possuem traumatologistas de plantão e bloco cirúrgico. Com isso, o deslocamento para o Regional do Agreste e para a Região Metropolitana vai ocorrer apenas em casos realmente graves. É importante que a população procure o HR, o Getúlio ou o Otávio de Freitas apenas em casos de atropelamento e grandes traumas e agressões. Nos casos simples, como diarréias, viroses, tosses, alcoolismo, mal-estar, os postos localizados nos focos de folia e as policlínicas”, recomendou Carlos Eduardo Cunha, gestor de Urgências da SES.
Divulgação - Já nesta semana pré-carnavalesca, a SES iniciou um trabalho de orientação para que, durante os dias de festa, a população procure o serviço de saúde certo, evitando o deslocamento desnecessário ou a superlotação de unidades fora daquele perfil. Foram confeccionados 400 mil folders e 10 mil cartazes com informações de 40 unidades estaduais e municipais de saúde em todo o Estado, contendo o tipo específico de atendimento oferecido no local, como cirurgia geral, clínica médica, pediatria, parto, neurocirurgia, traumatologia, cardiologia, oftalmologia, otorrino e uso excessivo de álcool. Para visualização e impressão, o material está disponível no site da SES (www. saude.pe.gov.br).
Pelo seu formato reduzido, o material é feito justamente para que o folião leve sempre na carteira ou no bolso. Também há telefones úteis, como Samu (192), Emergência Policial (190), Corpo de Bombeiros (193), informações de trânsito (194) e as delegacias de Repressão ao Entorpecente (3184-3398) e da Mulher (Recife - 3184-3352). As ações de orientação estão sendo realizadas por 213 divulgadores, sob coordenação de 19 profissionais. As ações começaram na última terça-feira e quarta-feira, no Metrô do Recife, e prosseguem, hoje, no Aeroporto dos Guararapes, Terminal Integrado de Passageiros, universidades e nos shoppings Recife, Guararapes, Tacaruna e Boa Vista. Durante o período carnavalesco, os foliões que precisarem de informações sobre os tipos de atendimentos do SUS e para qual unidade recorrer vai ter um serviço telefônico gratuito, funcionando durante 24 horas. Já a partir da noite desta sexta-feira, quem precisar desse tipo de orientação pode ligar para o 0800-286-2828.
Ambulâncias - Para ampliar o suporte aos grandes hospitais, foram contratadas quatro ambulâncias básicas e uma UTI móvel. As ambulâncias básicas reforçam as remoções do Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas e Restauração. Já a UTI móvel fica à disposição da Central de Regulação de Leitos.
Samu/Resgate - O efetivo dos socorristas que vai atuar durante todo o Carnaval é dobrado nos focos de folia no centro do Recife. Durante o desfile do Galo da Madrugada, atuam 16 profissionais em quatro viaturas nos postos avançados das praças da República e Sérgio Loreto, nas ruas do Sol e Floriano Peixoto. Nos outros dias de folia, o posto localizado na Sérgio Loreto é transferido para o Recife Antigo
Em Olinda, as ambulâncias estarão a postos no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Hospital Tricentenário e na Policlínica Barros Barreto, no Carmo, no SPA Infatil, no Varadouro e na Cidade Alta. Nessa última, duas ambulâncias estarão à disposição dos foliões durante todo o Carnaval.
Durante o Galo da Madrugada, além das viaturas, o helicóptero para o resgate médico aéreo também está à disposição da população. Ele tem como ponto base a Estação Central do Recife, e vai agilizar atendimentos mais graves nos focos de folia. Além disso, o veículo realiza sobrevôos diários sobre as BR 203 e 101 (Norte e Sul), Olinda, Recife Antigo e nos locais da Região Metropolitana onde houver focos de folia. Nos dias de festa, passa pelos municípios de Vitória de Santo Antão, Paudalho e Bezerros, que reúnem grande quantidade de pessoas durante as festas.
Com informações do Diário oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top