Anúncio

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

No cafezinho*

fevereiro 02, 2009


Aos amigos do Rádio,


É Impressionante o quanto ao passar do tempo ainda temos pelo rádio uma paixão tão fascinante.
Durante décadas o rádio procurou acompanhar seu tempo, operadores precisaram fazer Work Shop e os comunicadores necessitaram passar por diversos processos incubadores para aperfeiçoar as técnicas de microfone e até o raciocínio ao empunhá-lo ou estar diante de um. Claro, não é a toa que o rádio continua sendo o veículo de comunicação com mais penetração nas massas e com mais presença nos domicílios brasileiros.
Um dos fatos que fez muitos dos profissionais do rádio, surtarem, desistirem do ramo ou até enlouquecerem e serem perseguidos foi o de que o poderio político e a necessidade pessoal de estar mais próximo da população tornaram o maior número de emissoras até certo ponto, Palanque de uma vertigem partidária. Obviamente, os mecanismos nem sempre são os mesmos,
Existem comunicadores de paixão declarada e outros que são obrigados a levar ao ar de uma forma suave, camuflada as mensagens que atendem a necessidade do grupo em questão.
Basta tentar listar e veremos que a grande maioria de emissoras é propriedade de políticos.
Talvez esse fato, fez com que a busca incessante por atender determinados anseios específicos partidários, fizesse o rádio perder um pouco da magia de outrora. A credibilidade apenas é conquistada pelos poucos comunicadores que tentam não se bitolar. E convencem mantendo uma postura imparcial perante os microfones. Admira-me o fato, de que em pleno século XXI muitos ainda não parem para duvidar do que ouvem, de que muitos acreditem na primeira verdade que alguém diz. È necessário que lutemos para continuar acesa a chama de todas as máximas conquistadas pelo Rádio, È fundamental, trabalharmos em cooperativismo, para que talvez possamos um dia ter menos obrigação de difundir idéias, e sim agregar e propagar valores, defender o bem estar dos mais humildes, contribuir para o enriquecimento cultural de nossa gente.
E assim o povo terá a certeza de poder acreditar não somente no que os seus olhos vêem.



* Guto Brandão escreve a coluna "No cafézinho" todas as segundas-feiras

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top