Anúncio

sexta-feira, 20 de março de 2009

Estado reforça ações para o combate à tuberculose

março 20, 2009

Especialistas de 30 municípios se reuniram no Recife para discutir a situação da tuberculose em Pernambuco e traçar medidas efetivas para barrar o avanço da doença, que levou à morte 370 pessoas, no ano passado, no Estado. Este número coloca Pernambuco como segundo Estado com maior taxa de mortalidade provocada pela doença no País.

Os representantes de cidades que detêm 85% dos casos da tuberculose em Pernambuco avaliaram as ações realizadas até o momento e aprovaram a iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde - SES, de promover uma discussão sobre o tema. A abertura das discussões foi feita pela nova coordenadora de Prevenção da Tuberculose, Laise Brilhante, que vai substituir a técnica Goretti Godoy no cargo. “Não podemos cruzar os braços. Temos que unir forças para controlar os números da doença”, disse a nova coordenadora.

Ela explicou também a situação no Estado, que registra em média 4.200 casos de tuberculose por ano. Num ranking nacional, o número elevou Pernambuco ao terceiro lugar no País em incidência de casos, com taxa de 47 casos por 100 mil habitantes. A média nacional é de 38 casos por 100 mil habitantes. “É decisão do Governo buscar caminhos para reverter a situação”, ressaltou Laise Brilhante.

Dos 30 municípios representados na reunião, que ocorreu no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, a maioria está localizada na Região Metropolitana do Recife. Os que registram maior número de casos são o Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, concentrando 66% das notificações.

A proposta da SES é fazer um acompanhamento dos municípios, de modo que seja possível haver uma descentralização dos exames. Isto possibilitará uma maior rapidez no diagnóstico dos casos da doença, garantindo um tratamento mais eficaz dos pacientes. Até o final de junho, os exames de cultura - utilizados para identificar o tipo de bactéria presente no corpo do paciente e seu grau de resistência -, hoje só realizados no Laboratório Central no Recife - Lacen-PE, passará a ser oferecido em mais quatro cidades: Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Ouricuri. O exame Baciloscopia, chamado de coleta do escarro, já é feito em todos os postos de saúde.

Presente ao evento, Mateline Soares da Silva, coordenadora de Prevenção da Tuberculose de Vitória de Santo Antão, aprovou a iniciativa da SES. “Nosso município registra uma média de 40 casos de tuberculose por ano. Estar aqui, planejando as ações para este ano, faz com que nos organizemos para cumprir metas e diminuir a incidência da doença”.


Fisepe

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top