Anúncio

quarta-feira, 11 de março de 2009

Sérgio Guerra responsabiliza governo Lula por ações ilegais do delegado Protógenes

março 11, 2009


O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse acreditar que a atuação do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz origina-se em um esquema de poder - denominado pelo senador de "lulista-petista" -, que teria incentivado grupos de dentro da PF a atuar como "arapongas" contra os desafetos políticos e adversários no mundo dos negócios. O senador fez a afirmação ao comentar denúncias de que o delegado e sua equipe teriam grampeado e investigado ilegalmente autoridades e políticos, durante a Operação Satiagraha.

- Quem semeia ilegalidades como arma política, colhe instituições desmoralizadas, afirmou Sérgio Guerra. - Usaram a estrutura do Estado para espionar, chantagear, ameaçar com meias verdades e mentiras inteiras urdidas nos porões do regime. É com dor no coração que eu volto a usar essa expressão dos tempos da ditadura.

Segundo Sérgio Guerra, a atuação do delegado Protógenes seria apenas mais um exemplo desse retrocesso democrático a que se referiu. A seu ver, "não é o primeiro nem será o último que veremos nesse ocaso do governo Lula".

- O esquema de poder que alimenta e usa as criaturas do submundo é o mesmo que pariu Waldomiro Diniz, o 'mensalão', a quebra do sigilo bancário do caseiro Francelino, o dossiê dos 'aloprados' e o dossiê da Casa Civil, da ministra Dilma Rousseff, afirmou o senador.

Para Sérgio Guerra, é esse mesmo esquema que disputa os recursos bilionários dos fundos de pensão.

- É a projeção de um partido e de um governo para quem a conquista e a manutenção do poder são tudo - disse.

O senador Sérgio Guerra questionou a atuação do ministro da Justiça, Tarso Genro, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em diversos episódios que envolvem a vida política do país. Ele afirmou que o ministro da Justiça tem sido condescendente com esses grandes escândalos, quando deveria ser o garantidor do respeito à lei. Para o senador, Tarso Genro tem atuado mais em função de suas identidades ideológicas, como ao conceder asilo político ao italiano Cesare Battisti, condenado por homicídio em seu país.

- O que os atos não revelam se trai por lapsos de linguagem, argumentou o senador. - Há dias o MST executou quatro pessoas em Pernambuco, com requintes de crueldade. Levaram tiros nas pernas, na cabeça e no rosto. Comentário do Dr. Tarso Genro: 'Isso foi um momento de arrocho dos movimentos sociais'. O que esperar de um ministro da Justiça que tem essa noção de Justiça? - indagou Sérgio Guerra.

Em relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Sérgio Guerra afirmou que dele não há nada que se possa esperar, igualmente. Segundo disse, o presidente, "sabidamente, não sabe nada do que se passa na sala ao lado do Palácio do Planalto". O senador lembrou que 50 mil brasileiros foram mortos em 2008, vítimas de violência, em uma guerra civil não declarada, enquanto as autoridades e instituições que deveriam estar lutando contra o crime estão envolvidas em acusações de ilegalidade.

- Em meio a essa bagunça institucional, a ação das mais altas autoridades do governo se resume a palanque, propaganda, piadinhas e pesquisas - protestou Sérgio Guerra.


Agência Senado

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

Anônimo disse...

Não adianta,ele ficar criticando Lula, por que o povo fica ainda mais com raiva dele. "O POVO GOSTA DE LULA", e fica difícil acreditar as palavras desse cidadão.

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top