Anúncio

domingo, 26 de abril de 2009

Bacamarteiros organizam protesto pela prisão de artesão

abril 26, 2009

Caso o artesão Lenilson Ferreira da Silva, 40 anos, não seja libertado, cerca de 100 bacamarteiros prometem fazer barulho em frente ao Palácio do Governo na manhã desta segunda-feira (27). Único artesão que distribui bacamartes para o Estado, Lenilson foi detido na tarde da última quinta (23) por policiais de Belém de Maria, cidade na Zona da Mata onde reside e mantém oficina.

De acordo com Ivan Marinho, presidente da sociedade de bacamarteiros do Cabo, os policiais que prenderam Lenilson afirmaram que ele não tem autorização para fabricar arma. O artesão havia sido preso há oito meses atrás sob argumentação semelhante.

"Nós conseguimos a autorização com a Polícia Federal e Lenilson foi solto. Depois disso, ele passou a trabalhar exclusivamente com bacamarte, até para evitar uma nova prisão. Só que não existe uma legislação específica para o bacamarte, imagino que por isso o prenderam novamente", afirmou Marinho.

O artesão foi levado ao presídio de Palmares, onde divide cela com mais 10 detentos. "A esposa me contou que ele está em estado de depressão. Primeiro foi colocado numa cela com 15 pessoas, sem colchão, junto a marginais de todo tipo. Depois transferiram para outra cela com 10 pessoas", conta o presidente da sociedade de bacamarteiros.

O caso chegou ao conhecimento do ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante seminário realizado ontem no Recife. Autoridades de área cultural do Estado, a exemplo da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, também já sabem do ocorrido.

"Ele é uma pessoa muito querida na cidade, já tem uma mobilização em frente ao Ministério Público e o Fórum. Se não for libertado, vamos reunir cem bacamarteiros em frente ao Palácio do Governo. É uma manifestação em defesa da cultura de Pernambuco, que está sendo tratada como crime", disse Marinho.

Ainda segundo o presidente da sociedade, existem 1.500 bacamarteiros no Estado. Ele destaca que o instrumento é de festejo, "tanto quanto fogos de artifício" e não há resgistro em Pernambuco de que tenha sido usado para em crimes.


Do Blog do Jamildo

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top