Anúncio

terça-feira, 28 de abril de 2009

Feriado estadual pode ser extinto

abril 28, 2009

Por Claúdio Elói da Redação do Diário


O feriado da Data Magna, comemorado no dia seis de março e que relembra a Revolução de 1817, corre o risco de ser extinto e virar ponto facultativo até que seja feito um plebiscito na eleição de outubro de 2010. O assunto foi discutido ontem em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa. Contrário à aprovação da Lei que instituiu o feriado, o deputado Antônio Moraes (PSDB) apresentou um substitutivo propondo alteração na proposta criada pela deputada Terezinha Nunes (PSDB).

O substitutivo de Antônio Moraes propõe que a Data Magna seja comemorada sempre no primeiro domingo do mês de maio para evitar o feriado. Para assegurar que a Data Magna seja mantida, Terezinha Nunes apresentou uma emenda ao substitutivo de Moraes. No texto, a parlamentar mantém o feriado, mas dá a possibilidade de haver uma negociação entre os trabalhadores regidos pela Consolidação da Lei do Trabalho (CLT) e as empresas.

Relator do substitutivo, o deputado Isaltino Nascimento (PT) vai propor em seu parecer que seja modificada a nomenclatura da Data Magna para possibilitar que o feriado seja alterado. Além de instituir o ponto facultativo, o parlamentar propõe a realização de um plebiscito para o eleitor se posicionar. "Caso a população referende o feriado instituiremos a Data Magna como propôs a deputada Terezinha Nunes", disse.

Na avaliação de Terezinha, não se pode abrir mão do dia 06 de março porque a população foi consultada e opinou a favor da Data Magna. Uma alternativa, segundo a parlamentar, seria flexibilizar o feriado para ser compensado em outro dia. "Fizemos uma consulta 87% das pessoas votaram a favor do feriado. Não se pode decretar o fim dele sem ouvir a população. Isaltino propôs colocar o dia 06 de março como ponto facultativo e o feriado ficar decidido em plebiscito. Acho que isso é possível", afirmou a parlamentar.

Além dos deputados, a audiência pública contou com a participação de representantes dos comerciários, dos dirigentes lojistas, da federação da indústria, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do o historiador Leonardo Dantas.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top