Anúncio

segunda-feira, 13 de abril de 2009

MST ocupa engenho da Votorantim em Pernambuco

abril 13, 2009


O MST informou que cerca de 100 famílias do movimento ocuparam hoje o engenho General, pertencente ao Grupo Votorantim, localizado em São Lourenço da Mata (na Zona da Mata Norte), em Pernambuco.
Em nota, o MST informa que reivindica a desapropriação de três dos sete engenhos que integrariam o complexo da usina Tiúma. Um deles, o Engenho São João, foi desapropriado em 2004 para Reforma Agrária e em 2008, depois de quatro anos de luta, é o Assentamento Chico Mendes.
O MST reivindica a desapropriação de outros engenhos para poder assentar um número maior de famílias. O movimento critica também o cultivo de cana-de-açúcar e a produção de álcool.
A Usina Tiúma foi uma das maiores do estado de Pernambuco e faz parte da história de ocupação das terras da Zona da Mata pela cana-de-açúcar. Com o fim do Pró-Álcool e dos subsídios governamentais a usina, junto com muitas outras da região, entrou em processo de falência. Em 2004, quando foi ocupada pela primeira vez, estava abandonada há 17 anos, falida e com dividas com a Previdência Social. Mas com a revalorização da cana-de-açúcar para produção de etanol e a entrada de novos subsídios governamentais, o Grupo Votarantim voltou a ter interesse na área.
Monitor Mercantil

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top