Anúncio

terça-feira, 19 de maio de 2009

Emprego formal encolhe

maio 19, 2009

O emprego formal em Pernambuco encolheu no primeiro quadrimestre do ano com o corte de 42.186 vagas contra 17.375 no mesmo período de 2008. Somente em abril foram fechados 10.985 postos com carteira assinada, encolhendo 1,18% em relação a março. A retração do mercado de trabalho foi provocada em especial pela indústria de transformação com a eliminação de 10.642 vagas e pela agricultura com o corte de 1.038 empregos. O resultado é o pior de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O desempenho negativo da indústria de transformação é atribuido à sazonalidade do setor sucroalcooleiro e à entressafra da cana-de-açúcar. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape) confirma que este ano houve maior corte de trabalhadores na Zona da Mata a partir de março. De acordo com José Rodrigues, diretor da Fetape, as empresas costumam aproveitar entre 30% e 40% da mão-de-obra para a limpeza e conservação dos terrenos.

"Neste ano várias empresas anteciparam a dispensa dos agricultores e estão com dificuldades de pagar os direitos trabalhistas do pessoal demitido na entressafra", confirma Rodrigues. A lavoura da cana-de-açúcar emprega cerca de 100 mil trabalhadores no período da safra e na entressafra mantém perto de 30 mil agricultores. O sindicalista acredita que a crise econômica repercutiu no preço dos produtos (açúcar e álcool) no mercado internacional, agravando o desemprego na região.

Mônica Mercês, gerente da Unidade de Pesquisas Técnicas da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), destaca que o desemprego na indústria de transformação no primeiro quadrimestre do ano é puxado pelo setor de produtos alimentícios e bebidas. "Nos primeiros meses do ano é natural a retração da atividade econômica no setor sucroalcooleiro devido ao período da entressafra, quando há maior dispensa e o crescimento da curva sazonal do desemprego", avalia. A economista lembra que a partir de agosto e setembro essa curva tende a inverter com as contratações de mão-de-obra no início da safra da cana-de-açúcar.

No acumulado do ano (janeiro-abril), a indústria de transformação em Pernambuco cortou 35.531 postos formais de trabalho, sendo 33.583 concentrados no setor de produtos alimentícios e bebidas. O setor agrícola eliminou 8.382 vagas com carteira assinada no mesmo período. Se for considerado o resultado dos últimos doze meses (abril/08 a abril/09) houve crescimento de 3,46% no nível de emprego com a criação de 3.762 postos de trabalho. A Superintendência Regional do Trabalho (SRT/PE) evitou comentar os dados do Caged.

Rosa Falcão - Diário de Pernambuco

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top