Anúncio

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Prefeitos da Zona da Mata ganham plano ambiental

maio 07, 2009

A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata - Promata, entrega hoje, a 32 prefeitos da Zona da Mata, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - PGIRS. O evento vai ser na sede do Programa, na rua Gervásio Pires, 399, Auditório Padre Lebret, 10 andar, a partir das 10h.

O PGIRS é um estudo detalhado da realidade de cada município, que observa aspectos como a sua condição financeira, quantidade e tipo de lixo que produz, buscando, com isso, criar alternativas para conter a degradação ambiental, provocada pela deposição inadequada dos resíduos sólidos. O principal objetivo é ajudar cada cidade a gerir adequadamente o lixo. De acordo com Vera Mendes, coordenadora do projeto, o plano é pautado nos princípios da redução, da reutilização e da reciclagem. “Além de todos os benefícios para os municípios, ainda vale ressaltar o incentivo à implantação da coleta seletiva, fazendo com que diminua a quantidade de resíduos sólidos que vão para os aterros”, comenta.

O Plano foi construído de forma participativa, a partir de oficinas realizadas em cada cidade, e contém orientações técnicas e normativas para que o município implemente de forma correta o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos. A ação foi realizada em parceria com as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente - Sectma e das Cidades, com investimentos de mais de um milhão de reais através do Promata.

Em 2008, uma ação piloto contemplou os municípios de Escada, Amaraji e Primavera, na Zona da Mata Sul. Agora, as ci-dades beneficiadas são Timbaúba, Camu-tanga, Ferreiros, Macaparana, Itambé, Condado, Itaquitinga, Carpina, Paudalho, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Tracunhaém, Vicência, Aliança, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Glória de Goitá, Chã de Alegria, Pombos, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Cortês, Joaquim Nabuco, Ribeirão, Gameleira, Belém de Maria, Xexéu, Jaqueira, Catende, São Benedito do Sul, Maraial e Quipapá. A previsão é de que, até o final deste ano, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém também tenham um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top