Anúncio

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Semana do Meio Ambiente: teatro, oficinas e exposições em todo o Estado

junho 01, 2009

Cuidar do planeta é uma tarefa de todos. Nesta Semana do Meio Ambiente, haverá uma programação especial no Espaço Ciência, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Na programação, oficinas, teatro, palestras e passeatas. O evento começa nesta segunda-feira (1º) e segue até a próxima sexta-feira (5), também no interior do Estado.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro, também haverá reuniões paralelas com representantes dos municípios para discutir questões ambientais importantes para o Estado.

“Hoje faremos uma reunião com os secretários municipais de Meio Ambiente, para tentar trazer e apoiar a agenda ambiental dessas cidades”, disse. Já na próxima quarta-feira (3), o tema do encontro será Suape. “Vamos nos reunir em Porto de Galinhas para discutir os problemas da região, levando em conta o grau de investimentos em Suape nos próximos anos”.

Para a comunidade, a programação gratuita acontece no Espaço Ciência, no Horto de Dois Irmãos e em Fernando de Noronha. “Também nos municípios do interior teremos uma extensa programação promovida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), incluindo exposições sobre a Mata Atlântica, discussões sobre desertificação e aquecimento global e oficinas de reciclagem de lixo”. As atividades acontecem sempre das 9h às 17h.

PROGRAMAÇÃO
Durante toda a semana, haverá apresentação da peça teatral "E eu com isso?", com texto da CPRH e produção de Renata Phaellante e Ricardo Mourão. A peça faz parte do programa Fazendo Educação Ambiental com Arte e vai ser encenada para cerca de mil alunos da rede pública de ensino do Estado, alguns deles portadores de deficiência auditiva.

Foram convidadas 21 escolas de Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca e Camaragibe. O espetáculo será apresentado no auditório da Celpe, no bairro da Boa Vista, às 9h30min.

Nos dias 2 e 3 de junho, professores das redes estadual e municipal de ensino, funcionários públicos e representantes da sociedade civil das cidades de Caruaru, Taquaritinga do Norte, Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus participarão do seminário "CPRH: Interiorizando as ações de Educação Ambiental".

Conduzido pela palestrante Lúcia Maria Alves e Silva, mestre em Gestão em Políticas Ambientais pela UFPE e educadora ambiental da CPRH, o seminário acontece no Santuário das Comunidades em Caruaru.

O auditório da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe) vai acolher, na tarde da terça-feira, (2), uma série de palestras de pesquisadores que vão expor resultados de pesquisas realizadas na Estação Ecológica de Caetés. A estação está localizada no município de Paulista e é uma das unidades de conservação do bioma da Mata Atlântica.

Dentre os temas agendados nas palestras está uma análise da situação atual do zoneamento ambiental da Estação, além de aspectos de manejo da preguiça-de-garganta-marrom, estudos sobre os ofídios encontrados na unidade de conservação, variação temporal em uma comunidade de aves e política ambiental para unidades de conservação.

Na quinta-feira (4) à tarde, biólogos, engenheiros florestais e ambientais, professores, técnicos e gestores ambientais participam, também no auditório da Fiepe, de palestra sobre manejo florestal da caatinga do Estado de Pernambuco, ministrada por Frans Pareyn, da Associação Plantas do Nordeste.

OFICINAS
A Semana do Meio Ambiente inclui ainda em sua programação uma oficina de artesanato com materiais recicláveis no município de Nazaré da Mata, na Região Metropolitana. A oficina foi batizada de "Na cri$e, recicle", traduzindo a preocupação mundial com a geração de renda e a preservação dos recursos naturais.

De 1º a 5 de junho, duas turmas atenderão professores das redes pública e particular de ensino dos municípios de Condado, Itambé e Nazaré da Mata, na Gerência Regional de Educação (GRE), no bairro do Juá, em Nazaré da Mata. No último dia da oficina, haverá exposição das peças produzidas pelos participantes, encenação de espetáculos teatrais produzidos por escolas da região e passeata de estudantes e professores com destino ao Parque dos Lanceiros.

PRÊMIO
Encerrando a Semana do Meio Ambiente, haverá a entrega dos troféus aos vencedores do XIX Prêmio Vasconcelos Sobrinho, concedido pela CPRH a pessoas físicas, empresas e instituições (governamentais e não-governamentais) que realizem ações e projetos que promovam a melhoria das condições ambientais ou ações socioambientais.

Os troféus foram confeccionados pelo artista plástico Joelson Bezerra e serão entregues na Porto Fino Buffet & Recepções, em Casa Forte, às 19h30. Foram contemplados nesta edição o Jardim Botânico do Recife nas categorias Responsabilidade Ambiental e Destaque Florestal; Luiz Carlos Correia na categoria Personalidade; Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) em Projetos e Práticas Educacionais; Centro Escola Mangue em Participação Comunitária; e Fernando Cardozo Fernandes Reis em Destaque Internacional.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top