Anúncio

sexta-feira, 3 de julho de 2009

MEC oferece vagas de licenciatura para professores de educação pública

julho 03, 2009

Já estão abertas as inscrições para as primeiras 54 mil vagas gratuitas de licenciatura destinadas a professores das redes públicas de educação básica. A oportunidade é oferecida pelo Ministério da Educação. Pela internet, docentes sem formação superior ou graduados sem licenciatura podem candidatar-se a cursos em universidades federais e estaduais sem custo e sem passar por vestibulares.

O sistema, batizado de plataforma Freire, em homenagem ao educador Paulo Freire, permitirá que o professor sem formação adequada para dar aulas se inscreva, pela internet, em até três cursos e instituições diferentes em seu estado. Depois da inscrição feita, as secretarias municipal e a estadual de educação terão que validar a candidatura do professor. "Esperamos que a inscrição seja feita a partir de um planejamento feito pelas secretarias de acordo com o plano local de desenvolvimento da educação. Daí a necessidade da secretaria aprovar a escolha do professor", explicou o ministro da Educação, Fernando Haddad.

O programa custará ao MEC R$ 1,9 bilhão, até 2015, quando deve se formar a última turma. No total, serão abertas 330 mil vagas - mesmo número de professores sem formação, de acordo com o último censo, divulgado há cerca de um mês. Até agora, 90 universidades federais e estaduais assinaram convênio com o ministério para participar do programa. Em troca, receberão recursos para custeio e bolsas para os professores que darão aulas nessas turmas extras.

Pernambuco - Para os professores da educação pública estadual serão destinadas cerca de 27 mil vagas nos próximos dois anos, 3.774 já a partir de agosto. Dos 27 mil profissionais pernambucanos que vão ser beneficiados, mais de 13 mil cursos terão cursos ministrados na modalidade presencial e o restante a distância. As aulas serão ministradas em 24 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), 11 deles já funcionam nas universidades e em espaços cedidos pelos municípios. A secretaria de Educação vai implantar outros 13 pólos, preferencialmente, adaptando espaços nas escolas estaduais.

Nesta primeira etapa do Plano de Formação, quatro universidades públicas de Pernambuco vão oferecer os cursos. A UNiversidade de Pernambuco (UPE) vai abrir 1.454 vagas nos pólos de Petrolina, Recife, Garanhuns e Nazaré da Mata. Os cursos são nas áreas de ciências biológicas, geografia, história, matemática, pedagogia, educação física e informática. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abrirá 230 vagas nos pólos instalados em Recife, Pesqueira Limoeiro e Surubim, nos cursos de biologia, matemática, história e letras com habilitação em Espanhol e português.

Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai ofertar 1.450 vagas nos cursos de artes, física, história, sociologia, pedagogia, língua portuguesa e computação em diversos pólos. E a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) disponibilizará 640 vagas em artes, biologia, física, química, matemática e ciência da educação física.



informações do DIARIO DE PERNAMBUCO

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top