Anúncio

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tem espetáculo? Tem sim, senhor!

agosto 24, 2009

Da editoria de Economia do Jornal do Commercio


A senhora tirou o vestido roxo tomara-que-caia do armário. Se maquiou e foi à praça. O seu companheiro passou a calça social e alvejou a camisa branca. Ensacou-a direitinho e foi também. Os alunos do 3º ano da escola que fica ao lado da Prefeitura foram liberados. “Só alguns”, explicou melhor uma das estudantes. Pais e mães com seus filhos no colo esperavam sob o sol das 11 horas da última sexta-feira, dia 21, o palanque montado em frente à sede do governo municipal de Timbaúba se encher. Era dia de festa e de muita, muita política. Apenas uma pequena parte dele foi reservada ao reerguimento econômico de uma cidade.
Depois de assistir ao polo calçadista ruir, a cidade de Timbaúba recebeu na última semana o anúncio de um empreendimento de R$ 57 milhões do grupo paulista Unimetal. A fábrica de fios de poliéster vai produzir 17 mil toneladas por ano e empregar 300 pessoas diretamente. Não tinha como evitar, o dia era de festa. Na marquise das casas próximas ao palanque, as pessoas colocaram cadeiras para ver de camarote o governador Eduardo Campos e o diretor-presidente da empresa, Cristophet Yung, assinarem o protocolo de intenções da fábrica. O motorista de ônibus parou no canto da padaria e também ficou a observar, enquanto um garoto engraxava seus sapatos.
Três bandas estudantis trataram de animar a festa. Tocando uma mistura de marchinha com Olodum, de sorrisos bem abertos, nem pareciam estar suando bicas ao bater os pratos e girar as baquetas dos tambores. Fogos de artifício deixaram o cheiro de pólvora no ar. O vendedor de churros não economizava no óleo e faturava alto. O vendedor de picolé e o de “cremosinho” também. Quando o calor e o abafado começaram a castigar, as senhoras abriram suas sombrinhas, cada uma mais colorida que a outra. Quando os discursos começaram, bateram palmas em cada parada estratégica que os oradores davam. Se não se animavam, uma senhora repreendia: “Vamo, anima minha gente!”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Fernando Bezerra Coelho, ficou vermelho de tanto bradar que a fábrica “era fruto da luta política iniciada em 2006” de “Lula lá e Eduardo cá”. A deputada federal Ana Arraes era a mais celebrada. Lembrou o pai, o ex-governador Miguel Arraes, e arrancou mais palmas. No final ganhou um beijo na testa do filho, o atual governador de Pernambuco.
O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, também estava lá. Bom filho de Timbaúba que é, não poderia deixar de estar. E mandou o recado: “aqui não tem conversa fiada e nem mentira nesse palanque”. E haja palmas. Lembrou ainda a nova cadeia pública da cidade, que mesmo reformada ainda não começou a funcionar porque não tem policiais (na verdade essa última parte ele se esqueceu de dizer).
Foi quando chegou a vez do prefeito Marinaldo Rosendo. Chamou a deputada Ana Arraes de “nossa mãe”. E tome mais palmas. Ficou emocionado. Parou de falar. Tirou o lenço do bolso e enxugou as lágrimas. Tão rápido que não deu tempo de vê-las. “Esse é o maior presente da história”. “Estamos começando o crescimento da cidade”. Tome palmas.
Falou o governador também. Antes, revisou rapidamente seus cartões-lembrete. “Ouvi testemunhos de mães de família aqui na feira de Timbaúba de que era hora de barrar o processo de perde perde de Timbaúba”. “O presidente Lula foi zeloso nas atitudes que tinha de tomar no combate à crise”. Listou o que fez em educação, o que fez em segurança. Prometeu resolver o problema da cadeia pública. Palmas, palmas, palmas.
E a fábrica? Começará a ser construída, se aprovado o financiamento no Banco do Nordeste, em outubro. Mas Danilo, um jovem de 16 anos que abordou os repórteres que fizeram a cobertura do evento, retrata um pouco do que acontece quando a política passa por cima da economia. Aluno do 1º ano do Ensino Médio, conta com gosto que ganhou R$ 800 de candidatos a vereador nas últimas eleições só apresentando o seu título de eleitor e prometendo votar neles se esses dessem uma “ajudinha”. Quando questionado se não era melhor estudar e conseguir um emprego na fábrica que estava chegando, fez silêncio. Desconversou apontando para televisão que mostrava um show da banda Calcinha Preta.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top