Artesãos de Lagoa do Carro recebem certificado de conclusão

quarta-feira, 23 de setembro de 2009 |

Alunos receberam aulas de como utilizar a palha e fibra da bananeira na confecção de peças artesanais

 

Na terça-feira (22), 40 artesãos de Lagoa do Carro, receberam certificado de participação no curso Artesanato em Fibra e Palha da Bananeira, promovido pela Secretaria de Articulação Regional/PROMATA em parceria com a Cooperativa do Centro de Cultura e Artesanato da Zona da Mata Norte, Ceart; a prefeitura de Lagoa do Carro; o Núcleo de Articulação e Fomento, NAF; e a Coopagel. A capacitação teve duração de 224 horas/aula.

O principal objetivo do curso é ampliar as possibilidades de geração de renda dos artesãos locais de forma sustentável, incentivando a utilização da palha e fibra da bananeira para a produção e comercialização de peças artesanais. Durante as aulas, os alunos conheceram técnicas de extração e classificação da fibra e da palha da bananeira, aprenderam a fazer revestimento de cerâmica e papel, e como confeccionar peças de fibra da bananeira no tear.

De acordo com Joana D’arc, diretora-presidente da Ceart e professora do curso, promover ações como essa é importante para incrementar a economia local. “A iniciativa foi fantástica. Estamos lidando com temas que, de fato, geram oportunidades para os artesãos e artesãs da cidade. Espero por mudanças significativas na vida de cada um deles”, disse Joana. O mesmo curso já está confirmado para os produtores do município de Palmares, na Zona da Mata Sul.

0 comentários: