Anúncio

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Artesãos de Lagoa do Carro recebem certificado de conclusão

setembro 23, 2009

Alunos receberam aulas de como utilizar a palha e fibra da bananeira na confecção de peças artesanais

 

Na terça-feira (22), 40 artesãos de Lagoa do Carro, receberam certificado de participação no curso Artesanato em Fibra e Palha da Bananeira, promovido pela Secretaria de Articulação Regional/PROMATA em parceria com a Cooperativa do Centro de Cultura e Artesanato da Zona da Mata Norte, Ceart; a prefeitura de Lagoa do Carro; o Núcleo de Articulação e Fomento, NAF; e a Coopagel. A capacitação teve duração de 224 horas/aula.

O principal objetivo do curso é ampliar as possibilidades de geração de renda dos artesãos locais de forma sustentável, incentivando a utilização da palha e fibra da bananeira para a produção e comercialização de peças artesanais. Durante as aulas, os alunos conheceram técnicas de extração e classificação da fibra e da palha da bananeira, aprenderam a fazer revestimento de cerâmica e papel, e como confeccionar peças de fibra da bananeira no tear.

De acordo com Joana D’arc, diretora-presidente da Ceart e professora do curso, promover ações como essa é importante para incrementar a economia local. “A iniciativa foi fantástica. Estamos lidando com temas que, de fato, geram oportunidades para os artesãos e artesãs da cidade. Espero por mudanças significativas na vida de cada um deles”, disse Joana. O mesmo curso já está confirmado para os produtores do município de Palmares, na Zona da Mata Sul.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top