Anúncio

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Viaduto terá nome de Manoel Mattos

setembro 09, 2009

Cerca de oito meses após o assassinato do advogado e vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, Manoel Mattos, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa rendeu homenagens ao político. No encontro de ontem, os integrantes do colegiado acataram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 1068/09, cujo texto concede o nome do petista e militante dos direitos humanos, na Zona da Mata Norte, ao viaduto da PE-75, localizado no município de Goiana. A matéria é de autoria da deputada Teresa Leitão (PT).

Conhecido por denunciar a atividade de grupos de extermínio naquela região - especialmente de quadrilhas com atuação na divisa dos Estados de Pernambuco e Paraíba -, Mattos foi, brutalmente, executado por dois homens, em janeiro deste ano, na praia paraibana de Acaú. Ex-vereador, o político chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores de Itambé, cidade situada a 92 quilômetros do Recife, e ainda participou, como testemunha, da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Federal, instalada para investigar crimes de execução.

"A sua morte deve ser lembrada com a saudade de quem vê nele uma representação, na luta pelos direitos humanos. A lei como instrumento de justiça social foi das principais bandeiras da militância de Manoel Mattos", observou Teresa Leitão, enaltecendo a relevância do petista para a Zona da Mata. A parlamentar justificou que, por ser um dos principais acessos da região, o viaduto foi o traçado escolhido para a denominação. "A via está localizada na área que o político militou durante quase dez anos. Fico honrada com a aprovação do projeto, pois a memória de Mattos precisa ser preservada", salientou.

Ao longo da reunião da CCLJ, o relator da matéria, deputado Isaltino Nascimento (PT), acrescentou que a Polícia Federal (PF) concluiu o inquérito sobre a apuração da morte do advogado, já no princípio de setembro. Segundo ele, todos os nomes dos envolvidos no crime foram identificados. Para o desfecho do caso, a PF trabalhou em conjunto com a Polícia Civil da Paraíba. Além de aprovar a homenagem a Manoel Mattos, o colegiado, presidido pelo deputado André Campos (PT), distribuiu outras 14 proposições.

 

Com informações do Diário Oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top