Anúncio

quinta-feira, 26 de março de 2009

Partido mais antigo do Brasil, PCdoB festeja 87 anos

março 26, 2009

Legenda mais antiga do País, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 87 anos, ontem. A data foi comemorada pelo deputado comunista Luciano Moura, que contabiliza mais de 20 anos de militância na sigla. "Sem dúvida, o PCdoB é historicamente importante devido às lutas e conquistas partidárias. São quase nove décadas de avanço político", destacou.

O partido foi fundado em 25 de março de 1922, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, e permaneceu na ilegalidade até 1985. "Os militantes viveram na clandestinidade, enfrentando prisões, torturas, exílios e até mortes ocasionadas pelo regime militar", lembrou.

Nas décadas de 60 e 70, o Partido Comunista do Brasil dirigiu a Guerrilha do Araguaia. Em 1984, participou ativamente da Campanha Diretas Já. Após a ilegalidade, já em 1986, a sigla elegeu cinco parlamentares que contribuíram para a elaboração da Constituição de 1988. No ano seguinte, em 1989, apoiou a candidatura de Lula à Presidência da República. "Aliança que permanece até hoje", ressaltou Moura.

Atualmente, em Pernambuco, o partido comanda as Prefeituras de Olinda e Camaragibe, no Grande Recife; Sanharó, no Agreste; e Goiana, na Zona da Mata Norte. A legenda possui vice-prefeitos nos municípios de Abreu e Lima, também no Grande Recife; Bezerros, Agreste; Itaquitinga e Nazaré, ambas na Zona da Mata Norte; Salgueiro e Tabira, no Sertão. Nos Poderes Legislativos Municipais, o PCdoB elegeu 42 vereadores, 24 a mais que as eleições de 2004. Pela primeira vez na história do partido, a Assembleia Legislativa possui uma bancada comunista composta por Luciano Moura e Nelson Pereira. Na Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes obteve a reeleição e, com 13.113 votos, Luciano Siqueira foi o segundo candidato mais votado para o cargo de vereador.

Luciano Moura ressaltou a importância da parceria entre os Governos Lula (PT) e Eduardo (PSB), ambos apoiados pelo Partido Comunista do Brasil. "Graças à parceria, Pernambuco passa por um processo de desenvolvimento essencial para a melhoria de vida da população", comentou.

Ainda de acordo com o parlamentar, algumas medidas do Governo Federal apoiadas pela sigla são o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o fortalecimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a utilização das reservas internacionais para financiar exportações.

A deputada Terezinha Nunes (PSDB), no início do seu pronunciamento, parabenizou o parlamentar por ter registrado o aniversário da legenda comunista.


Com informações do Diário Oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top