Partido mais antigo do Brasil, PCdoB festeja 87 anos

quinta-feira, 26 de março de 2009 |

Legenda mais antiga do País, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 87 anos, ontem. A data foi comemorada pelo deputado comunista Luciano Moura, que contabiliza mais de 20 anos de militância na sigla. "Sem dúvida, o PCdoB é historicamente importante devido às lutas e conquistas partidárias. São quase nove décadas de avanço político", destacou.

O partido foi fundado em 25 de março de 1922, baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo, e permaneceu na ilegalidade até 1985. "Os militantes viveram na clandestinidade, enfrentando prisões, torturas, exílios e até mortes ocasionadas pelo regime militar", lembrou.

Nas décadas de 60 e 70, o Partido Comunista do Brasil dirigiu a Guerrilha do Araguaia. Em 1984, participou ativamente da Campanha Diretas Já. Após a ilegalidade, já em 1986, a sigla elegeu cinco parlamentares que contribuíram para a elaboração da Constituição de 1988. No ano seguinte, em 1989, apoiou a candidatura de Lula à Presidência da República. "Aliança que permanece até hoje", ressaltou Moura.

Atualmente, em Pernambuco, o partido comanda as Prefeituras de Olinda e Camaragibe, no Grande Recife; Sanharó, no Agreste; e Goiana, na Zona da Mata Norte. A legenda possui vice-prefeitos nos municípios de Abreu e Lima, também no Grande Recife; Bezerros, Agreste; Itaquitinga e Nazaré, ambas na Zona da Mata Norte; Salgueiro e Tabira, no Sertão. Nos Poderes Legislativos Municipais, o PCdoB elegeu 42 vereadores, 24 a mais que as eleições de 2004. Pela primeira vez na história do partido, a Assembleia Legislativa possui uma bancada comunista composta por Luciano Moura e Nelson Pereira. Na Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes obteve a reeleição e, com 13.113 votos, Luciano Siqueira foi o segundo candidato mais votado para o cargo de vereador.

Luciano Moura ressaltou a importância da parceria entre os Governos Lula (PT) e Eduardo (PSB), ambos apoiados pelo Partido Comunista do Brasil. "Graças à parceria, Pernambuco passa por um processo de desenvolvimento essencial para a melhoria de vida da população", comentou.

Ainda de acordo com o parlamentar, algumas medidas do Governo Federal apoiadas pela sigla são o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o fortalecimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a utilização das reservas internacionais para financiar exportações.

A deputada Terezinha Nunes (PSDB), no início do seu pronunciamento, parabenizou o parlamentar por ter registrado o aniversário da legenda comunista.


Com informações do Diário Oficial

0 comentários: