Anúncio

sexta-feira, 14 de março de 2008

Crônica : Poluição Sonora x Impunidade

março 14, 2008

Todos nós brasileiros, que apesar das atrocidades do dia-a-dia, continuamos com o foco voltado para a labuta matando um "gengis-cã" por dia, tentando manter o nosso papel - cidadão (e quando falo de "cidadão" me refiro aos que esqueceram os leões e foram matar os maiores gengis-cãs)
diante de um quadro social, resultado de mutações aculturais e revoluções politicas deturpadoras, nos sentimos muitas vezes perturbados com um problema social para o qual as autoridades pouco atentam: Poluição sonora.
"Trocando em miúdos" poluição sonora: constitui todos os ruídos que emitidos em desacordo com a legislação, agridem o meio ambiente e o sossego alheio, chegando em alguns casos a causar danos a saúde. Este tipo de Poluição, você facilmente pode diagnosticar em qualquer lugar, esteja meu amigo leitor na capital ou aqui no interior. Um exemplo que revolta muitos cidadãos, são os "donos do pedaço" que abrem a mala do carro e levantam o volume na casa máxima de decibéis, e será que algum deles estaria preocupado com a
Lei nº 9.605, de 12.02.98 (Lei de Crimes Ambientais, art.54)?? Você já viu algum orgão fiscalizando? algum sendo multado? a lei prevê "cana" de 6 meses a 1 ano e meio. Entretanto jamais podemos esquecer que somos brasileiros. tratando-se de Carpina então é que a coisa não é diferente, vemos da mesma forma a poluição sonora promovida de forma gratuita em todo lugar: Bares, Praças, vias públicas etc. E onde fica o sossego de nós cidadãos que precisamos pensar num amanhã melhor? onde fica o sono dos justos, ou dos anciãos que não tem a paciência de ouvir um simples noticiário de tv na casa dos 8 decibéis? onde fica a saúde dos enfermos?
todo mundo já deve ter percebido que você jamais vai ver algum dos grandes "karatê -kid" com seus carros de jogos de rodas esportivos e som de trio elétrico, abrindo a mala para fazer nos escutar forçadamente um Belchior, um Tom jones, um Lulu Santos ou até um phill Collins..
eles querem captar as nossas mentes para ouvir músicas em desconformidade harmônica, copiadas em glichês banais, palavrões, gritos, bordões sem sentido....
a todo aquele que respeita a lei dos 65 decíbeis, Meu Parabéns! você não precisa mostrar a toda a rua ou todo o quarteirão qual artista é de sua preferência. E acima disso, você está contribuindo para a sua saúde e ao sossego dos mais necesitados.

Guto Brandão

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

Anônimo disse...

Temos um imeso problema de poluição sonora aqui na Rua Gervásio Pires no trecho entre a Av. Conde da Boa Vista e a Rua do Giriquiti. Por aqui a fiscalização fica só enfeitando a rua. Até escolhem cd e dvds piratas dos comerciantes irregulares. A qualquer hora que você passar as carrocinhas de cd no mais alto volume de som e os vendedores de dvd estão espalhados pela calçada. É uma verdadeira aventura transitar pelas ruas da Boa Vista.
O centro comercial do Recife dá nojo só de passar e ouvir os autofalantes, um em cima do outro, de maneira ridicula, tentando vender no grito, a DIRCON se finge de morta A Senhora Maria di Biasi Diretora deste orgão, protegida política do Sr. Prefeito João da Costa e protetora dos "faz nada" da DIRCON (leia-se: filhos e parentes dos lideres comunitários dos bairros, aliados do prefeito e dos partidos que o elegeram), ainda faz cara feia na TV quando é cobrada no sentido de oferecer e efetivar uma maior atuação do orgão pelo qual ela recebe para dirigir. Parece até que está fazendo algum favor. Há uma evidente e ineg´vel postura de descaso e conivência por parte da DIRCON, para com esse problema, talvés para não encarar o CDL - Clube de Diretores Lojistas, que ao não atuar e autuar os comerciantes ilegais, causadores de poluição sonora, previlegia a pirataria e a verdadeira mafia chineza que está se enraizando em nossa cidade, com as carrocinhas de cd pirata (praga urbana do Recife). Essa instituição, a DIRCON, que não passa de um cabide de emprego, repito, (sanguessugas do dinheiro público) dos parentes das lideranças dos partidos que apoiaram os candidatos nas eleições, praticamente não há corpo técnico, não se faz eferição da poluição sonora e a devida fiscalização, que é ausente e ineficiente. Quando a imprensa dá em cima, eles correm prá fazer um "prá constar", diante das cameras, a senhora de Maria Di Biase, fica até chateada quando é cobrada pelo que é sua obrigação. Não quer trabalhar em prol do povo, dê o cargo prá quem está realmente comprometido com a qualidade de vida da população, que paga o seu salário.

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top