Anúncio

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pernambuco registra primeira morte por dengue este ano

abril 10, 2008



O primeiro caso de morte por dengue hemorrágica em Pernambuco, este ano, foi confirmado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
Um menino de oito anos, que morava no bairro de Cavaleiro, morreu na última segunda-feira (07), no Hospital da Restauração, no Recife, onde estava internado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, entre 1º de janeiro e 24 de março deste ano, foram confirmados 182 casos de dengue clássica e 2 de hemorrágica – no mesmo período de 2007, foram 311 da clássica e 4 da hemorrágica, o que representa uma redução de 42%.

OS SINTOMAS

A virose provocada pelo mosquito Aedes Aegypt provoca, em sua forma clássica, dor de cabeça, nos músculos, juntas e olhos; manchas vermelhas no corpo e febre alta por cerca de uma semana; vômito, diarréia e falta de apetite. Na forma hemorrágica, também podem acontecer dor abdominal, tonturas, desmaios; sangramento nas gengivas, nariz e outros locais do corpo; suor frio, fezes escuras e vômito.
Não há um tratamento específico para a dengue. A recomendação médica é repouso, ingestão de líquido e não tomar medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS e Aspirina). Ao menor sinal, o paciente deve procurar um posto de saúde. No caso da dengue hemorrágica, a referência estadual é o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, em Santo Amaro, no Recife.

O COMBATE AO MOSQUITO

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 90% dos focos do mosquito da dengue estão na água acumulada das casas. Quem conhece algum local, residencial ou comercial, que esteja com poças de água em lajes, telhados ou grandes recipientes, pode denunciar a qualquer orgão de saúde no munícipio ou através do www.saude.pe.gov.br
Para evitar isso, é necessário que as famílias coloquem em prática medidas simples:

- Manter bem tampados caixas d água, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água;
- Manter as lixeiras tampadas e secas, além de não jogar lixo em terrenos baldios;
- Lavar os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e trocar a água todos os dias;
- Cobrir e guardar pneus em locais secos, protegidos das chuvas;
- Guardar garrafas vazias de cabeça para baixo e não deixar no quintal objetos que acumulem água;
- Encher com areia os pratinhos que ficam sob as plantas.

fonte : pe 360 graus.com

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top