As eleições municipais no Estado tiveram fim no dia 5 de outubro e o prazo para retirada da propaganda eleitoral terminou na última terça-feira, no entanto a presença dos candidatos ainda pode ser notada em boa parte dos logradouros. Muros pintados, faixas e cartazes ainda remontam o pleito, embora a legislação eleitoral determine que, após as eleições, todo material publicitário deve ser retirado pelos responsáveis.
Em diversos pontos da cidade onde a reportagem do blog do Guto passou, foi possivel visualizar os muros que continuam pintados dos candidatos:
Joaquim Lapa,
Carlinhos do Moinho e
Botafogo
Apesar da determinação, contudo, não há punições previstas na lei, muito menos meios de fiscalizar o descumprimento da norma, devido à extinção da Comissão de Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o juiz da 7ª Zona Eleitoral, Paulo Torres, que no período de eleições esteve à frente da Comissão, falta estrutura para fazer fiscalizações, já que, com o encerramento do pleito, o grupo também deixou de existir. Para que possíveis irregularidades sejam averiguadas, agora, é preciso que o juiz da Zona Eleitoral onde ocorrerem problemas seja provocado pelo Ministério Público (MP).
“Caso o cidadão sinta-se incomodado, pode denunciar ao promotor de justiça, que, por sua vez, acionará o juiz responsável”, disse Torres. Nesses casos, de acordo com ele, o primeiro passo é a recomendação da retirada do material, sob pena de multa a ser definida pelo magistrado.
por: Rafael Santos
We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes.
Each support has free and providing HD support screen casting.
1 comentários:
Guto tem candidato que fez coisas piores, mas cadê a justiça? Porque não investiga "os milhões que o senhor carlos vicente derramou em carpina para conseguir na lei do apusso dez mil votos?
Postar um comentário