Anúncio

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

PE vai produzir composto para pacientes do SUS de todo Brasil

janeiro 15, 2009

Um convênio de cooperação técnica assinado terça-feira, pelo governador Eduardo Campos e pelo presidente da Hemobras, João Paulo Baccara, dará ao Estado o pioneirismo na produção da cola de fibrina.
O composto é utilizado em diversos procedimentos cirúrgicos e também no tratamento de hemofílicos, facilitando a coagulação do sangue e combatendo hemorragias. Hoje, o produto utilizado no Brasil é fabricado por duas empresas multinacionais.
“Nós vamos produzir aqui um produto que o Brasil importa e o SUS não usa para todas as cirurgias porque é muito caro. E nós vamos produzir aqui quase o total do que consome o SUS no Brasil. Isso é prova do prestígio que o Hemope tem, prova de atenção da Hemobras, que antes mesmo de construir seus prédios, sua estrutura, já está trazendo para cá essa produção”, disse Eduardo Campos.
Baccara classificou a parceria como promissora: “É muito importante esta parceria com o Hemope, porque cristaliza, solidifica esta parceria com o Governo de Pernambuco e deixa claro todo o esforço da empresa em se aproximar de Pernambuco trazendo investimentos para cá. A cola é um produto que por ter elevado preço, apenas uma camada da elite faz uso que tanto benefício traz na recuperação rápida do paciente, na redução da internação e dos agravos. Pernambuco com certeza, em breve tempo, estará disponibilizando este produto para a nossa rede do SUS”, assegurou o presidente da Hemobras.
De acordo com a parceria, o Hemope garantirá os recursos humanos e a infra-estrutura necessária, enquanto a Hemobras ficará responsável pelo aporte financeiro de R$ 5 milhões para montagem e custeio da linha de produção. A previsão é de que, no primeiro ano, sejam produzidos 10 litros da cola, o suficiente para atender a demanda de até 10 mil pacientes. Hoje, um mililitro do produto chega a custar R$ 1.200, o que limitava o seu uso para os pacientes do SUS.
Com a iniciativa, Pernambuco não só será o primeiro Estado do País a produzir a cola de fibrina, mas também dá um passo importante rumo à consolidação do pólo farmacoquímico. “O ato de hoje amplia a presença da Hemobras em Pernambuco, ajudando a mudar o perfil socioEconômico da Mata Norte do nosso estado, como tem sido a sua luta e o seu desejo. Considerado o segundo pólo médico do Brasil, Pernambuco passou a ser o berço de um novo conceito em hemoterapia no País com a valorização do Hemope que veio para institucionalizar a política de sangue do Brasil”, afirmou Divaldo Sampaio, presidente do Hemope.
Também estiveram na solenidade o vice-governador e secretário de Saúde, João Lyra Neto, e o secretário das Cidades e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top