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domingo, 1 de março de 2009

Governo de Pernambuco divulga balanço positivo do Carnaval 2009

março 01, 2009


Diversidade cultural foi a marca dos 14 polos de conexão cultural que reuniram 1,9 milhões de foliões, totalizando um investimento de R$ 22,5 milhões.

Pernambucanos e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo se encantaram com a diversidade e a beleza do nosso Carnaval de muitas caras organizado pelo Governo do Estado. Por toda parte, as cores, ritmos e tradições do nosso povo foram destaque na folia de Momo, protagonizada por cada folião durante 12 dias – desde a sexta-feira (13) até a Terça-Feira Gorda (24). Nesse período, o público pôde conferir cortejos de grupos de cultura popular, além de shows em 14 polos de conexão, no Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife (RMR).

Para que a festa fosse possível, foram investidos R$ 22,5 milhões. A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) investiu R$ 15 milhões na produção e promoção do Carnaval – sendo R$ 8 milhões nos 14 polos e R$ 7 milhões como apoio a blocos e festividades de 93 municípios –, a Secretaria de Turismo garantiu R$ 5 milhões em material e estrutura de divulgação. A campanha publicitária do Carnaval do Governo em rede nacional custou R$ 2,5 milhões.

Polos descentralizados – Desde a abertura oficial do Carnaval de Pernambuco, realizada no dia 13, no Polo do Fortim, em Olinda, passaram pelos 14 polos de animação 275 atrações, entre cortejos de cultura popular e apresentações de palco. Artistas como Elba Ramalho, Alceu Valença e Siba e a Fuloresta garantiram a animação. A programação promovida pela Fundarpe atraiu um público aproximado de 1,9 milhões de pessoas, do Litoral ao Sertão. Destaque para as apresentações de Marcelo D2 e Paulinho da Viola, no palco do Fortim de Olinda, com a presença de 10 mil foliões em ambos os dias.

Conexões - A dinâmica do Carnaval de Pernambuco proporcionou ao folião o contato com as diversas manifestações do carnaval das regiões mais distantes do Estado. Um exemplo dessas conexões, por exemplo, ocorreu em Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, e em Triunfo, no Sertão do Pajeú, que receberam os caboclos de lança, personagens típicos dos maracatus rurais da Zona da Mata. Como também os caboclinhos de Goiana, do tradicional Sete Flexas, mostraram sua cara em Pesqueira, no Agreste Central.

Perfil do folião - A Fundarpe preocupa-se com o público envolvido pelas ações do Carnaval de Pernambuco numa política constante de fomento e desenvolvimento acompanhado. Durante os dias de folia, foi realizada uma pesquisa qualitativa para traçar o perfil do folião pelo Estado. Vinte e quatro mil pessoas foram entrevistadas, 2 mil por cada pólo, e responderam questões a respeito de sexo, idade, naturalidade e residência, orientação sexual, estado civil, raça, religião, número de filhos, faixa de renda, nível de escolaridade, perfil de consumo de veículos de comunicação, preferências de lazer artístico e cultural, além de avaliação dos respectivos pólos carnavalescos e suas atrações. O questionário sócio-economico e cultural foi aplicado por 140 pesquisadores, sob a gerência de 12 coordenadores de pesquisa.

Informação – Para cada polo a Secretaria de Turismo/Empetur montou um posto de informações, para esclarecer os foliões, com uma média de 300 atendimentos/dia por posto.

O Carnaval atraiu 760 mil visitantes para Pernambuco, considerando os 13 dias de folia entre a semana pré e a quarta-feira de Cinzas, do dia 13 ao dia 25 de fevereiro. Foram considerados, para este cálculo, todos os pólos de animação e ainda destinos que não fizeram parte da programação oficial, mas destacam-se como opções para os turistas que querem fugir da folia. Dentro dos mesmos parâmetros comparativos foi registrado um incremento de 8,5% no fluxo de visitantes em relação ao ano passado, quando Pernambuco atraiu 700 mil pessoas.

Toda esta movimentação de visitantes gerou uma receita de aproximadamente R$ 375 milhões para a economia local. No ano passado a receita estimada ficou em torno dos R$ 315 milhões, uma variação positiva de 19%.

A ocupação hoteleira média foi de 97,68% em todo o Estado, com permanência média de 4,7 dias. Em 2008 a taxa de ocupação foi de 97,40%, com a mesma permanência média (4,7). Fernando de Noronha, Barreiros, Bezerros, Belém do São Francisco, Goiana, Paulista e Pesqueira chegaram aos 100% de ocupação durante os dias de Carnaval. O Gasto Médio Individual Diário (GMID) em Pernambuco foi de R$ 137, no ano passado o GMID estadual foi de R$ 120.

A Secretaria de Turismo iniciou na terça-feira uma pesquisa com os turistas e visitantes que estavam indo embora de Pernambuco, para medir o grau de satisfação do Carnaval de Pernambuco. A pesquisa irá ainda identificar o perfil do turista que veio ao Estado no dias de folia.

A Empetur trouxe ao Estado mais de 50 jornalistas convidados, sendo 30 de outros estados brasileiros (São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente) e 20 do exterior. Entre os estrangeiros, vieram equipes de National Gografic (ING), Atlanta Constitutional Journal (EUA) e Canal 7 (ARG).

Campanha – Este ano, as várias caras da folia pernambucana foram vistas e conhecidas por mais gente em todo o Brasil. A belíssima campanha de TV do Governo veiculada em rede nacional emocionou ao mostrar a todo o país a diversidade do Carnaval não só do Grande Recife, mas, sobretudo, do interior.

Mancha Verde – O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mancha Verde, do grupo especial de São Paulo, desfilou esse ano o tema Pernambuco: uma Nação Cultural e arrancou aplausos e elogios do público, que lotou o sambódromo com capacidade para 30 mil pessoas. Os foliões de todo país também puderam acompanhar a homenagem do carnaval paulistano à cultura pernambucana pela Rede Globo de Televisão. Segundo o Ibope, a noite do desfile da Mancha Verde marcou 14 pontos. Cada ponto representa cerca de 55,5 mil domicílios, dados que servem como referência para o mercado publicitário. A Fundarpe apoiou o desfile da escola com R$ 200 mil.

Trio no Galo – A Fundarpe esteve presente também no Galo da Madrugada, levando às principais ruas do centro do Recife, no Sábado de Zé Pereira, um trio elétrico com nomes consagrados da cultura pernambucana. A maratona foi comandada pelo Maestro Spok e contou com as presenças de Lenine, Silvério Pessoa, China, Antônio Carlos Nóbrega, Cannibal e Lia de Itamaracá.

Decoração – Os monumentos e espaços culturais localizados na capital pernambucana e em Olinda, durante o período de Momo, receberam decoração especial, inspirada nas manifestações tradicionais do Carnaval de várias partes do Estado, como os caiporas de Pesqueira e os caretas de Triunfo. Os desenhos foram feitos pelo grafiteiro Derlon Almieda – cuja inspiração vem das xilogravuras de J. Borges – e a aplicação das gravuras ficou a cargo do arquiteto Carlos Augusto Lira. Painéis, banners, mandalas, totens e móbiles foram instalados na Torre Malakoff, Ponte Princesa Isabel, Praça da República, jardins do Palácio do Campo das Princesas, Fábrica Tacaruna, Memorial Arcoverde e Aeroporto Internacional dos Guararapes. Nos outros 12 municípios-polos, os palcos também foram enfeitados com a manifestação típica da região.

Receptivo – Entre novembro de 2008 e fevereiro deste ano, quem chegava ao Recife pelo Aeroporto Internacional dos Guararapes recebia as boas vindas dos próprios personagens da folia pernambucana. É que, durante esse período, a Fundarpe e Empetur organizaram um receptivo com os caretas de Triunfo, os Caiporas de Pesqueira, os Papangus de Bezerros, caboclos de lança, caboclinhos, representantes do samba de véio e das alegorias de Vitória de Santo Antão, além de bonecos da Bicharada do Mestre Jaime, de Salgueiro, e do Urso de Paudalho. Ainda foram distribuídos 2 mil kits contendo bolsa, folheto da programação do Carnaval e material informativo. De acordo com dados da Infraero, mais de 700 mil passageiros desembarcaram no Recife

Interatividade – Além da festa nos 14 pólos de folia espalhados pelo Estado, as muitas caras do nosso Carnaval também estão na internet, através do site Carnaval de Pernambuco (www.carnavaldepernambuco.com). Nos 10 dias, entre a semana pré-carnavalesca e o Carnaval, o endereço eletrônico obteve 10 mil acessos e cerca de 40 mil pageviews (número de páginas visitadas). O período carnavalesco já terminou, mas o site vai continuar no ar durante todo o ano, como fonte de informação sobre as os ritmos, os blocos e as tradições culturais pernambucanas relacionadas ao Carnaval.

Outra iniciativa realizada durante a semana pré e no Carnaval foi a distribuição de informações para telefonia celular via Bluetooth. A ação ocorreu em diversos focos de grande circulação de pessoas, como o Shopping Center Recife, a Casa da Cultura e o Fortim do Queijo, onde foi instalado o pólo de Olinda. Foram transmitidas mais de 600 mensagens, entre imagens, músicas e a programação dos polos.

Casa da Cultura – Um dos centros culturais mais visitados de Pernambuco, a Casa da Cultura, recebeu programação especial desde o dia 9, seguindo até o dia de hoje (27). O espaço contou com 37 atrações, entre maracatus, bonecos gigantes, caboclinhos, orquestras de frevo, entre outras manifestações genuinamente pernambucanas. A grade de atrações foi montada com grupos culturais de Pontos de Cultura do Estado. Além das agremiações, o público pôde conferir uma rádio organizada pelos Pontos de Cultura C.A.I.S. do Parto e Centro de Mulheres do Cabo. A rádio transmitiu todas as apresentações e ainda realizou entrevistas com convidados especiais.

Palestras – A Fundarpe reuniu acadêmicos e mestres da cultura popular em uma série de debates sobre a história do ciclo carnavalesco. Nessa primeira etapa, foram realizados dois dos 12 encontros programados. A proposta é discutir de forma crítica o período, ouvindo mestres, foliões, carnavalescos, estudiosos e pesquisadores, que democratizaram seus saberes e experiências. Foram dois encontros que reuniram os professores Michel Zaidan, Aparecida Nogueira e João Denys, além de Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado, Severino Vicente, pesquisador de frevo e do diretor teatral Quiercles Santana. Até abril, a Fundarpe pretende abordar todas as manifestações características do carnaval e editar uma publicação, coordenada pelo jornalista Homero Fonseca. A publicação terá 11 fascículos e será lançada no fim do ano.

ExpocarnavaL – Estima-se que 15 mil pessoas passaram pela II Expocarnaval, instalada no Bairro do Recife, que levou os trabalhos de mais de 100 artesãos da Região Metropolitana, Goiana, Nazaré da Mata e Bezerros. A Fundarpe investiu R$ 65 mil na feira promovida em parceria com a Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC). Ao todo, foram 34 estandes expostos na sede do escritório do MinC, funcionando entre os dias 15 e 24 de fevereiro. Foram vendidas uma média de 30 peças por estande ao dia, entre fantasias, máscaras, bijuterias, acessórios e roupas customizadas. No domingo (15), o espaço contou com uma homenagem à artesã pernambucana Ana das Carrancas, com exposição de algumas peças de destaque da artista, no salão da feira. Além das peças, foi exposto o livro A Dama do Barro, do jornalista e professor salgueirense Emanuel Andrade, lançado há um ano. | www.nacaocultural.pe.gov.br

Com informações do Diário Oficial

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