A Secretária de Agricultura e Reforma Agrária – SARA concluiu, nesta quarta-feira, 18/03, a ultima etapa do Projeto de Peixamento, com a distribuição 600 mil alevinos (, filhotes de peixes) de tilápia, 18/03, na Barragem do Carpina. Os alevinos beneficiarão cerca de dois mil pescadores e foram solicitados pela Associação de Pescadores da região. No total foram introduzidos cerca de 2 milhões 250 mil alevinos em toda a Barragem do Carpina.
A associação participou da palestra organizada, no mesmo dia, pela Unidade de Pesca da SARA para reforçar as orientações de como a pesca deve ser praticada. Participaram também do encontro representantes da Prefeitura de Limoeiro, Secretaria de Recursos Hídricos, Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA e do Comitê de Bacias do Rio Capibaribe.
A Barragem, que banha ainda, os municípios de Limoeiro, Feira Nova, Lagoa de Itaenga e Lagoa do Carro, sofria com problemas ambientais, por causa da grande presença de matéria orgânica (plânctons) na água. Com a presença dos peixes, que se alimentam do plâncton, o problema ambiental está sendo solucionado.
A SARA, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos, realizou o trabalho de transportar várias espécies de peixes como a carpa prateada, curimatã, tambaqui e, agora, a tilápia, através do Programa de Peixamento do Governo do Estado. O projeto implantado na Barragem foi realizado em oito etapas.
Etapas- Na primeira etapa, em outubro do ano passado, foram introduzidos 400 mil alevinos na presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira, e do secretário de Recursos Hídricos, João Bosco de Almeida. Mais seis etapas foram realizadas em 2008, com os representantes da Sara sempre promovendo palestras para orientar os pescadores da região sobre o aumento da produção. Em fevereiro de 2009, o chefe da Unidade de Pesca da SARA, Roberto Maurício transportou 140 mil alevinos, da espécie curimatã.
Com informações da Assessoria de Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário