Anúncio

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Justiça determina redução de anuidade cobrada pelo Coren para servidores da saúde

abril 20, 2009

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) terá que reduzir a cobrança da anuidade para os servidores da saúde do Estado de Pernambuco vinculados ao conselho. O pagamento foi considerado abusivo pela Justiça, depois do Sindicato dos Servidores da Saúde de Pernambuco (Sindsaúde-PE) entrar com ação na 1ª Vara da Justiça Federal da 5ª Região. Havia casos em que servidores pagavam mais de R$ 100 quando recebiam um salário mínimo. Com a decisão, o conselho não poderá cobrar valor acima de R$ 70,00.

O Sindsaúde argumentou que os valores cobrados extrapolam o que legalmente deveria ser cobrado. A Justiça considera que a contribuição do Coren-PE tem caráter tributário, ou seja, é um imposto. Os impostos somente poderão ser criados através de Lei Federal. Como não existe lei federal que crie a anuidade do Conselho, este instituiu, por conta própria, através de resolução, a anuidade a ser cobrada.

Diante da ilegalidade a Justiça concedeu liminar ao Sindsaúde-PE, determinando que o Coren-PE modifique o cálculo de sua anuidade. De acordo com a liminar o cálculo deverá ser feito tendo como base o Maior Valor de Referência (MVR).

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top