Anúncio

sexta-feira, 17 de abril de 2009

MST ocupa terras da família de Zé de Riva, assassinos do Cacique Xicão.

abril 17, 2009

A fazenda, de 12.500 hectares, é a maior fazenda contigua da região do Agreste Pernambucano, e pertence à família de José Cordeiro de Santana, conhecido como Zé de Riva. O fazendeiro foi condenado em 2002 como mandante do assassinato do Cacique Xicão Xukuru, liderança indígena reconhecida internacionalmente por sua luta pela retomada das terras tradicionais do povo Xukuru, assassinado no município de Pesqueira em 1998.
A família de Zé de Riva é tradicional latifundiária da região, e além da Fazenda Balame, possuía vários imóveis no interior do território indígena Xukuru. Depois da condenação de Zé de Riva pelo assassinato de Xicão, os índios Xukuru retomaram algumas das terras do fazendeiro que estavam dentro da área reconhecida como território indígena.
Ainda como parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, outras duas áreas foram ocupadas em Pernambuco na manhã de hoje:
No município de Água Preta, Zona da Mata Sul do Estado, 150 famílias reocuparam o Engenho Cachoeira Dantas. A área foi ocupada pela primeira vez em março do ano passado, durante a Jornada de Luta das Mulheres Camponesas. Em maio do mesmo ano as famílias foram despejadas
violentamente pela policia e por capangas da usina. Há mais de cinco anos os trabalhadores rurais denunciam diversas violações de direitos humanos e ameaças perpetradas por funcionários da empresa de segurança privada SEPAL, contratada para realizar a segurança do engenho e de
sua sede. Em negociação realizada em março de 2008 o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) assumiu o compromisso de vistoriar a área e, se classificada como improdutiva, encaminhar de imediato o processo de desapropriação. O Incra classificou a área como improdutiva, mas infelizmente até agora não concluiu o processo de desapropriação.
Também na Mata Sul, 200 famílias ocuparam o Engenho São Pedro, no município de Barreiros.
Ainda na manhã desta sexta-feira (17/4), cerca de 200 trabalhadores rurais Sem Terra fecharam as duas pistas da BR 408, próxima ao município de Paudalho. As famílias vivem no Acampamento São Bernardo e exigem o seu assentamento no Engenho Planalto, de o­nde saíram em 2000 para que o Incra fizesse o processo de vistoria da área. Em 2003 o Incra desapropriou a área, mas até hoje as famílias ainda não foram assentadas.
Hoje, 17 de abril, é Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária. O dia foi instituído em homenagem aos 19 Sem Terra assassinados pela Polícia Militar do Pará, em 17 de abril de 1996.
Desde o início da Jornada de Lutas em Pernambuco o MST ocupou seis latifúndios e a sede do Incra em Recife, além do trancamento da BR 408 hoje. Já são mais de 1.000 famílias mobilizadas e são esperadas outras ações até amanhã.

Com informações do Kaosenlared

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

2 comentários:

Anônimo disse...

ZE DE RIVA ESTA VIVO... !!!!!!

Anônimo disse...

HA UM DETALHE: ESSES CABOCLOS QUE SE INTITULAM "INDIOS " NAO TEM NADA A VER. QUANDO ELES ESTAO NA
CIDADE, MUITAS VEZES PROMOVEM
REBULIÇO, COMPLETAMENTE BEBADOS !

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top