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quarta-feira, 8 de abril de 2009

Programa qualifica trabalhador que atua na área do turismo

abril 08, 2009

A Secretaria Estadual de Turismo e a Empetur, em parceria com o Instituto Empreender, finalizaram a primeira metade da execução do Programa Bem-Receber. Lançado no último dia 16 de dezembro, a ação governamental tem como meta levar ao interior do Estado a proposta de aliar tecnologia à qualificação profissional no setor.

De acordo com o secretário Estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, o programa vai qualificar, até junho, mais de dois mil profissionais da cadeia turística, entre taxistas, recepcionistas, garçons, guias e camareiras, distribuídos em 17 cidades do interior pernambucano. “O curso possui a carga horária de 180 horas, divididas em quatro módulos: Cidadania e Sustentabilidade; Turismo Básico; Empreendedorismo / Plano de Negócio e Qualidade no Atendimento”, explicou.

Para o comerciante de Santa Maria da Boa Vista, Leonardo Ribeiro, o Bem-Receber conseguiu superar suas expectativas. “O programa foi muito bem elaborado e através dele melhorei e muito o meu comércio”. A partir das aulas, Ribeiro percebeu que poderia ampliar o espaço do Bar do Léo. “Além disso, me dei conta da importância do bom atendimento. Com isso a minha clientela só faz aumentar”.

Outros participantes do Bem-Receber já fazem parte do segmento turístico com mão-de-obra, mas querem investir no próprio negócio. É o caso de Edvânia Batista. “Sempre quis fazer o curso de Turismo, mas nunca tive a oportunidade até o surgimento do programa”, disse. Guia de turismo em Nazaré da Mata, Edvânia agora sonha mais alto. “Gostei muito das aulas de empreendedorismo. Quem sabe no futuro não posso enveredar por esse caminho?”.

Os cursos estão disponibilizados na plataforma virtual Empetur e os alunos podem acessar o conteúdo de acordo com a sua disponibilidade de tempo e local. Segundo o presidente da empresa, Ricardo Diniz, a metodologia utilizada foi pensada de forma a levar a qualificação de maneira que não atrapalhe o dia a dia no trabalho. “O acompanhamento, no entanto, acontece também de modo presencial, através dos seminários que acontecem ao fim de cada módulo”, explicou.

A plataforma de educação virtual possui uma área administrativa onde é possível monitorar de perto o desenvolvimento do curso pelo aluno, verificando lições, atividades e frequência. “Como trabalho entre às 22 e às 6h, estudo as apostilas do Bem-Receber no período da tarde. Fico meio cansado, mas aprendo muito”, disse o recepcionista do Grande Hotel, de Caruaru, Antônio Avelino. As atividades presenciais do projeto, por sua vez, acontecem em encontros periódicos com o monitor e equipe técnica, previstos para o final de cada módulo. Nesses encontros, é feita uma avaliação e qualificação dos participantes.

Proposta - O Bem-Receber tem como meta contribuir com desenvolvimento do turismo de Pernambuco a partir da qualificação e aprimoramento dos agentes do setor com foco em requisitos de excelência. A ideia é que a ação resulte em avanços para o setor, tendo em vista a sustentabilidade da atividade como ponto forte no desenvolvimento local.


Assessoria de Imprensa

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