Anúncio

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Central de transplantes faz campanha para doação de medula

setembro 01, 2009

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) faz uma mobilização em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, para aumentar o número de doadores do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) em Pernambuco A iniciativa, coordenada pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), começou nesta segunda (31) e acontece até a quarta-feira (2).

A programação da campanha na cidade inclui mobilização em igrejas e na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Nazaré. O cadastro poderá ser realizado em dois locais: no campus em Nazaré da Mata da Universidade de Pernambuco (UPE), no horário das 8h às 22h; ou na sede da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), no centro da cidade, das 8h às 17h.

“A iniciativa foi pensada para descentralizar a coleta para o cadastro e, assim, aumentar a miscigenação do código genético para encontrarmos mais pacientes que possam receber o transplante”, explica Jaqueline Diniz, enfermeira da CT-PE que está coordenando a ação.

De janeiro a julho deste ano, a CT-PE cadastrou 13.175 novas inscrições de voluntários do Redome. O registro reúne informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas dispostas a doar medula para o transplante. Quando alguém que precisa do transplante não possui um doador compatível entre seus parentes, é feita uma busca no sistema por um doador cadastrado que possa ter compatibilidade.

De acordo com o Inca, o Redome já é responsável por cerca de 70% dos doadores encontrados. “O Redome é a única chance para pacientes que não encontram doadores entre seus familiares”, explica Zilda Cavalcanti, coordenadora da CT-PE.

Para participar do Redome, basta ter idade entre 18 e 55 anos e boa condição de saúde. O cadastro é feito com a coleta de uma amostra de sangue (05 ml)  utilizada no exame que diagnostica características genéticas importantes para a verificação da compatibilidade entre o doador e o receptor.

Os dados do doador são catalogados no cadastro e a compatibilidade é verificada cada vez que surge um novo paciente à procura de transplante. Se há compatibilidade, o doador será informado e consultado para decidir sobre a doação, que é um procedimento seguro, realizado em um hospital, sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

Da redação do Pe 360 graus

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top