Anúncio

sexta-feira, 19 de março de 2010

Limoeiro é contemplada com verba do Banco Mundial para obras hídricas.

março 19, 2010

Do Aqui Notícia

O governador Eduardo Campos assinou, nesta quinta-feira (19.03), em Brasília, com o Banco Mundial - BIRD, a liberação de um empréstimo no valor de US$ 190 milhões (R$ 338 milhões) para a implantação do Programa de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco. A execução das obras está prevista para acontecer em cinco anos, com carência de mais cinco. O financiamento total deverá ser pago em 15 anos.

O Plano conta com três componentes: o primeiro é a estruturação do sistema de gestão dos recursos hídricos do Estado, que vai monitorar as águas de superfície e subterrâneas, além de criar a Agência Pernambucana de Água e Clima (APAC); o segundo visa a eficiência no controle de perdas, que vai se concentrar nas cidades de Jaboatão e Olinda e consiste na modernização da rede de distribuição da Compesa; e o último é o Programa de Revitalização do Rio Capibaribe.

Este último tem como objetivo implantar 100% de cobertura de esgotamento sanitário nos municípios de Paudalho, Limoeiro, Salgadinho, Toritama e Vitória de Santo Antão, evitando que essas localidades continuem escoando dejetos no próprio rio.

A despoluição do Rio Capibaribe dialoga com o tema da semana da Água 2010 que este ano é: “Água Limpa para um Mundo Saudável”. Durante os dias 22 e 26 deste mês, a Secretaria de Recursos Hídricos, promove uma série de palestras e seminários para tratar do assunto.

Por fim, para a criação da APAC estão previstas a construção de uma sede e a realização de concurso público para contratação de 100 técnicos. A agência vai organizar conselhos de usuários e comitês de bacias e realizar estudos hidrológicos. Uma das metas previstas é o estudo das bacias subterrâneas do Estado e o disciplinamento do uso de recursos através de poços artesianos.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top