Anúncio

terça-feira, 9 de março de 2010

O dia internacional da Mulher

março 09, 2010

O Dia Internacional da Mulher teve origem em 1857, com a Greve das Tecelãs da indústria têxtil, “Cotton”, em Nova York, pela jornada de 10 hs. Patrões e policiais colocaram fogo na fábrica onde as mulheres estavam trancadas, após protestarem contra a jornada de trabalho de 16 horas e por melhores salários.
Negras ou amarelas, católicas ou mulçumanas, jovens ou idosas, o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, simboliza todo o poder feminino no mundo. As conquistas femininas avançaram muito nos últimos anos. O panorama atual se difere do que o de há algumas décadas.
As primeiras articulações de um movimento feminista começaram logo após a Revolução Francesa. Os principais objetivos eram o direito ao voto e à educação. No Brasil, até 1879, as mulheres eram proibidas de freqüentar cursos de nível superior e, durante boa parte do século 19, só poderiam ter educação fundamental. Mesmo com a legislação que permitia a instrução feminina, as mulheres tinham o acesso dificultado.
Toda a crise no Oriente Médio trouxe - embora, de forma trágica - significativas mudanças. A libertação ocorreu em diversos níveis e, dentre eles, o da mulher. Somente o fato de questionar todos os conceitos pré-estabelecidos e, muitas vezes, prejudiciais, já é uma forma de evolução.
Hoje, o avanço feminino é notório. Conquistando a independência financeira, as mulheres passaram a adiar o casamento. As taxas de fecundidade caíram e a presença feminina no mercado de trabalho é cada vez maior.
>Entre uma conquista e outra, pode-se destacar a batalha do direito ao voto. No brasil, essa conquista aconteceu em 1932, durante o governo Vargas. A Nova Zelândia foi o primeiro país a permitir o voto feminino, em 1893. Na França, apesar da “igualdade” estar entre os lemas da revolução Francesa, a mulher só conseguiu votar a partir de 1945, após o fim da Segunda Grande Guerra.
A Liberação sexual foi uma das grandes transformações do papel feminino.
Nos anos 50, o feminismo ganhou um novo aspecto: a construção da identidade feminina e a liberação sexual. Em 1949, a escritora Simone de Beauvoir publicou O Segundo Sexo, que demolia o mito da "natureza feminina" e negava a existência de um "destino biológico feminino". Para a companheira de Jean-Paul Sartre, "a feminilidade não é uma essência nem uma natureza: é uma situação criada pelas civilizações a partir de certos dados fisiológicos".
O livro causou impacto imediato e provocou críticas não só dos conservadores - devido principalmente aos capítulos dedicados à sexualidade feminina -, mas também da esquerda. Simone de Beauvoir foi acusada de desviar o foco da questão principal, a luta de classes.
Um novo impulso chegou nos anos 60, com a criação da pílula anticoncepcional. A revolução sexual acompanhava outros acontecimentos da época, como a guerra do Vietnã e a ascensão do movimento estudantil. Com a chegada da pílula, um dos pretextos para a repressão sexual feminina, a gravidez indesejada, não tinha mais porque existir. Depois de cerca de 40 anos de existência, a pílula é usada por cem milhões de mulheres em todo o mundo.
Outro sinal dos tempos viria em 1964, quando a inglesa Mary Quant escandalizou com uma saia dois palmos acima do joelho. O pedaço de pano de trinta centímetros rapidamente conquistou mulheres de todo o mundo e deu o impulso a novas musas, como a modelo Twiggy, que apesar de polêmicas eram mais simpáticas que as feministas clássicas, como Betty Friedman e Simone de Beauvoir. Em 1971, preenchendo a longa lista de tabus quebrados, a brasileira Leila Diniz apareceu de biquíni em uma praia carioca, exibindo uma grande barriga de gravidez.
Apesar de conseguir uma “igualdade”, novas e antigas formas de preconceito e violência persistem. Enquanto isso, a mulher continua abrindo fronteiras, assumindo espaços e gritando por seus direitos.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top