Pernambuco vai sediar 64 eventos agropecuários em 2009

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009 |

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), divulgou nesta sexta-feira (30) o Calendário Agropecuário 2009. A programação inclui os eventos agropecuários que contam com apoio financeiro e técnico da Sara. Ao todo, serão realizados 64 eventos em 52 municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife e na Capital pernambucana. A iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento sustentável da agricultura e da pecuária junto ao pequeno produtor.

“Serão mostras agropecuárias diversificadas, entre exposições de animais; feiras de caprinos e ovinos; torneios leiteiros; mostras de frutas, verduras e derivados do leite; festas do mel, do milho, da rapadura e encontros agropecuários culturais e de negócios”, diz o gerente de Produção Rural da Sara, Francisco Torres. Ele acrescenta que festas em homenagem aos vaqueiros e feiras que promovam a produção agrícola e pecuária da Agricultura Familiar em Pernambuco também receberam apoio.

“O Calendário Agropecuário 2009 da Sara foi organizado, a partir das solicitações enviadas pelas prefeituras municipais, associações rurais, comerciais e entre outros”, afirma Torres. Ele ressalta o empenho do Secretário de Agricultura, Ângelo Ferreira, em viabilizar todas as solicitações. “Ficaram de fora apenas às entidades que possuíam pendências jurídicas”, destaca.

A 1ª Festa da Melancia em Santa Maria da Boa Vista, a 604 quilômetros do Recife, será o primeiro evento a ser promovida neste ano. Ela vai acontecer entre os dias 20 e 23 de março. A última mostra contida no Calendário Agropecuário 2009, será a 3º Festa do Comercio e do Caju de Buíque, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de dezembro. “Durante 10 meses, a Sara estará dando total apoio aos eventos agropecuários de Pernambuco”, garante Torres. A tradicional Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque Profº. Antônio Coelho, no bairro do Cordeiro terá início no dia 15 de novembro.

0 comentários: