Anúncio

quinta-feira, 19 de março de 2009

Negócios Municipais debate limite territorial

março 19, 2009


Na pauta, o impasse entre Lagoa de Itaenga e Glória do Goitá

Limites territoriais de municípios pernambucanos voltarão a ser tema de audiência pública na Casa Joaquim Nabuco. A informação foi divulgada, ontem, durante a reunião da Comissão de Negócios Municipais da Alepe. No encontro, a deputada Terezinha Nunes (PSDB) sugeriu que as Comissões de Cidadania, de Agricultura e Política Rural e de Negócios Municipais discutam o impasse territorial existente entre Lagoa de Itaenga e Glória do Goitá, no Agreste do Estado.

Na reunião, presidida pelo vice-presidente do colegiado, deputado Bringel (PSDB), os parlamentares também abordaram o Projeto de Lei nº 98/02, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O texto, aprovado pelo Senado, regulamenta procedimentos para a criação, incorporação, fusão e instalação de municípios. A matéria, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê para a criação dos municípios das regiões Centro-Oeste número igual ou superior a cinco mil habitantes; Nordeste, sete mil; e, no Sul e Sudeste, dez mil.

De acordo com dados do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 13, permitindo que a criação, desmembramento e fusão de municípios sejam feitos pelas Assembleias Legislativas, como acontecia até 1996, foi arquivada.

A última cidade emancipada em Pernambuco foi Santa Filomena, que se desmembrou, em 1995, do município de Ouricuri, no Sertão. Antes de a EC nº 15 entrar em vigor, Pernambuco era um dos poucos Estados que exigia como requisito número igual ou superior a dez mil habitantes das localidades que viriam a ser criadas ou desmembradas.

Com informações do Diário Oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top