Anúncio

quarta-feira, 12 de março de 2008

" SUÍCIDIO ENTRE OS MAIS JOVENS " ESSE SERÁ O TEMA DO DEBATE DE HOJE NA 106 FM

março 12, 2008



O suicídio faz com que os amigos e familiares se sintam seus assassinos".
(Vicent Van Gogh)

O termo suicídio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines. O significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (ação de matar). Esta conotação especifica a morte intencional ou auto-infligida. Num aspecto geral, o suicídio é um ato voluntário por qual um indivíduo possui a intenção e provoca a própria morte.
Pode ser realizado através de atos (tiro, envenenamento ou enforcamento) ou por omissão (recusa em alimentar-se, por exemplo).
É considerada tentativa de suicídio qualquer ato não fatal de automutilação ou de auto-envenenamento. A intenção da morte não deve ser incluída nesta definição, pois nem sempre é manifestada. A gravidade da tentativa deve relacionar-se com a "potencialidade autodestrutiva" do método utilizado, com a probabilidade de uma intervenção de terceiros.

O suicídio é a conseqüência de uma perturbação psíquica. A tensão nervosa que envolve, e culmina nos conflitos intrapsíquicos de gravidade acentuada, transtorna a tal ponto que a morte torna-se único refúgio e a inevitável solução dos problemas. Inconscientemente, o suicida tentou depositar a culpa de sua morte nos outros indivíduos que compõem seu ambiente social, principalmente nos familiares. Neste caso o suicídio funciona como um ''castigo''. É como revidar uma agressão do ambiente que o envolve.

Na civilização romana a morte não era significativa, importante era a forma de morrer: com dignidade e no momento certo. Para os primeiros cristãos, a morte equivalia à libertação, pois a doutrina pregava que a vida era um "vale de lágrimas e pecados". Nesse momento a morte surgia como um atalho ao paraíso.
Na nossa realidade atual o suícidio tem sido uma forma de repúdio encontrada pelos jovens, que despreparados para os obstáculos da vida, se rebelam e ceifam o dom divino. em Carpina e na Mata norte Mais de 15 pessoas já se suicidaram só esse ano. Dados extra oficiais confirmam que só por evenenamento do pesticida "chumbinho" mais de 28 pessoas se suicidaram no ano passado. Um dos casos que mais chocou a sociedade carpinense foi o da jovem Paula Mikely que se suicidou semana passada depois de uma briga com o namorado de camaragibe
Tratando-se de um problema secular de ordem calamitosa o Jornalismo da 106 FM CARPINA resolveu propor a comunidade Carpinense da Mata Norte um debate que acontecerá hoje as 8 da noite no 106 agora 3ª audição com Carlos Peruca, no programa de hoje, o advogado Ivanildo Galvão, autoridades e especialistas estarão opinando sobre o assunto.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

Unknown disse...

PARABÉNS GUTO BRANDÃO!! SEU BLOG ESTÁ DEMAIS!!!ASSUNTOS IMPORTANTES!!DEMAIS DEMAIS!106 FM A GENTE SE ENCONTRA AQUI!

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top