Anúncio

domingo, 4 de maio de 2008

Azoca Gouveia é o novo prefeito da cidade de Aliança

maio 04, 2008

Os moradores da cidade de Aliança, na Mata Norte pernambucana, já sabem quem é o novo prefeito, depois de quase um ano de vaivém entre decisões judiciais e eleições indiretas irregulares. O candidato Azoca Gouveia saiu-se vencedor da eleição direta realizada neste domingo (04), com 9.612 do total de votos válidos.

O ex-secretário de Cultura da cidade, Cláudio Guedes, ficou em segundo lugar, com 8.205 votos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 17.817 votos foram considerados válidos no pleito.

O TRE-PE tem até o próximo dia 9 para diplomar o novo prefeito - só assim ele poderá ser empossado pela Câmara Municipal para cumprir um mandato-tampão até 31 de dezembro deste ano.

De acordo com a Justiça Eleitoral, Azoca pode se candidatar a prefeito novamente, para as eleições deste ano, mas somente para pleitear este cargo. Se decidir se candidatar, ele não precisará se afastar do cargo para fazer campanha.

Durante a votação deste domingo, 22 pessoas foram detidas por estarem fazendo boca-de-urna e, entre elas, estava a vereadora Zinha Oliveira (PSDB). Todos ficaram detidos no clube municipal, até que a eleição fosse concluída. Apesar desse incidente, o TRE-PE considerou a eleição tranqüila.

O PORQUÊ DA ELEIÇÃO

Em agosto de 2007, o então prefeito Carlos Freitas (PSDB) renunciou ao mandato, junto com o vice, Pedro Cavalcanti. A presidente da Câmara, Ana Maria Freitas, irmã de Carlos Freitas, também renunciou.

Os três foram acusados de compra de votos nas eleições de 2004. Xisto Freitas (PSDB), filho do ex-prefeito, tentou assumir o cargo, com a realização de eleições indiretas na Câmara Municipal. O secretário de Cultura, Cláudio Guedes, assumiu interinamente a Prefeitura, mas a Justiça Eleitoral considerou todas as iniciativas ilegais e irregulares.


da Redação do pe360graus.com

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top