Os moradores da cidade de Aliança, na Mata Norte pernambucana, já sabem quem é o novo prefeito, depois de quase um ano de vaivém entre decisões judiciais e eleições indiretas irregulares. O candidato Azoca Gouveia saiu-se vencedor da eleição direta realizada neste domingo (04), com 9.612 do total de votos válidos.
O ex-secretário de Cultura da cidade, Cláudio Guedes, ficou em segundo lugar, com 8.205 votos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), 17.817 votos foram considerados válidos no pleito.
O TRE-PE tem até o próximo dia 9 para diplomar o novo prefeito - só assim ele poderá ser empossado pela Câmara Municipal para cumprir um mandato-tampão até 31 de dezembro deste ano.
De acordo com a Justiça Eleitoral, Azoca pode se candidatar a prefeito novamente, para as eleições deste ano, mas somente para pleitear este cargo. Se decidir se candidatar, ele não precisará se afastar do cargo para fazer campanha.
Durante a votação deste domingo, 22 pessoas foram detidas por estarem fazendo boca-de-urna e, entre elas, estava a vereadora Zinha Oliveira (PSDB). Todos ficaram detidos no clube municipal, até que a eleição fosse concluída. Apesar desse incidente, o TRE-PE considerou a eleição tranqüila.
O PORQUÊ DA ELEIÇÃO
Em agosto de 2007, o então prefeito Carlos Freitas (PSDB) renunciou ao mandato, junto com o vice, Pedro Cavalcanti. A presidente da Câmara, Ana Maria Freitas, irmã de Carlos Freitas, também renunciou.
Os três foram acusados de compra de votos nas eleições de 2004. Xisto Freitas (PSDB), filho do ex-prefeito, tentou assumir o cargo, com a realização de eleições indiretas na Câmara Municipal. O secretário de Cultura, Cláudio Guedes, assumiu interinamente a Prefeitura, mas a Justiça Eleitoral considerou todas as iniciativas ilegais e irregulares.
da Redação do pe360graus.com
domingo, 4 de maio de 2008
Azoca Gouveia é o novo prefeito da cidade de Aliança
maio 04, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário