Anúncio

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mudanças no Local de transporte interestadual de passageiros continua causando polêmica

novembro 17, 2008

Depois da decisão do DER (Departamento de estradas de rodagem-PE) de querer desativar o terminal de passageiros da Av. Dantas Barreto, onde 22 linhas que fazem o transporte interestadual funcionam, boa parte da população que depende deste itinerário tem movido protesto, afinal a decisão do DER, trata de transferir o terminal para a TIP no Curado. A preocupação dos passageiros, passa exatamente, por achar muito longe esse novo itinerário, Todavia, a data da mudança ainda não está definida. Notóriamente, a nova medida prejudica principalmente os passageiros que saem do interior para capital e vão pagar mais uma taxa para chegar ao centro da cidade.
A nossa reportagem recebeu um email da bibliotecária Maria Santana de Olinda, que mostra sua insatisfação com a nova determinação:



Transferência dos ônibus intermunicipais da Av. Dantas Barreto (São José, Centro do Recife) para o TIP - Terminal Integrado de Passageiros (Curado, Jaboatão dos Guararapes)



De acordo com a veiculação em mídia escrita e falada, os terminais de ônibus intermunicipais que estão localizados na Av. Dantas Barreto passarão a ser integrados ao Terminal Integrado de Passageiros (TIP), localizado no Curado, a partir de janeiro de 2009.
Considerado o maior terminal de passageiros do nordeste e o 2º maior do País, o TIP tem uma área de 44 mil m2 e era administrada pelo Governo do Estado. A mais de 10 (dez) anos o TIP não passava por reformas e com a nova administração, em breve, veremos as melhorias. A Socicam Administração, Projetos e Representações Ltda assinou a concessão do TIP e mais 11 terminais do Estado de Pernambuco e terá 25 anos para administrá-los.
Bons tempos do TIP, onde as pessoas freqüentavam cinema, faziam compras no supermercado, jantavam no restaurante. Hoje o abandono é geral, mas este abandono se dá a má administração dos governos anteriores.
Muito se fala da grande reforma que virá, mas estamos esquecendo os usuários das empresas de ônibus que deverão sair da Av. Dantas Barreto, São José, Centro do Recife. O que será de nós passageiros quando chegar essa mudança. Teremos que deixar nossos trabalhos ou tornar a nossa vida mais corrida do que já temos?
Muitos usuários trafegam nas linhas localizadas na av. Dantas Barreto. Muitos vêm da Zona da Mata Norte e Sul para trabalhar na Região Metropolitana do Recife, já que nos municípios não têm empregos para todos. E muitos vão trabalhar nos municípios destas Regiões, em Agências Bancárias Estaduais e Federais, Escolas Públicas, Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, Prefeituras, Órgãos Públicos Estaduais, Indústrias, etc.
Nas reportagens se falam em investimentos de milhões e retorno em curto prazo. Mas o que fazer com os investimentos das Empresas de Transportes Intermunicipais que atendem ao Centro do Recife na melhoria do transporte para os usuários que trafegam diariamente?
Eu sou uma usuária que trafega diariamente! Fiz tantas reclamações a Empresa de Transporte e fui atendida na medida do possível e continuo a ser atendida na medida em que vejo novos ônibus sendo adquiridos.
Viajo todas as manhãs na Empresa de Ônibus Expresso Norte/Sul na linha Recife/Escada, Escada/Recife. Tenho a companhia de profissionais que moram em Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes e que trabalham em órgãos públicos estaduais e federais e em outras repartições e empresas citadas acima. Todos dependem do transporte que sai da Av. Dantas Barreto e que trafega nas principais avenidas do Recife, como por exemplo, Av. Mascarenhas de Morais (Recife) e Av. Estrada da Batalha (Jaboatão dos Guararapes). Inclusive eu, que moro em Olinda.
O que vou fazer com o meu trabalho? Vou ter que deixar a empresa porque não terei condições de chegar na hora todos os dias e terei que largar cedo para chegar a Olinda? Que as mudanças cheguem, mas de forma coerente e consciente de acordo com as nossas necessidades e não com as necessidades da Empresa que ganhou a concessão. Que cheguem a um acordo. Que procurem ouvir as Empresas de Transporte. Que construam um Terminal Integrado próximo ao Centro para atender a estes usuários. Lembro que são os usuários diários e não falo dos eventuais usuários de feriadões, finais de semana e festas dos Municípios.
A empresa ganhadora pensa em lucros, mas ela trará bastante transtornos, desempregos e descontentamentos aos usuários. Isso fará também com que os transportes alternativos que circulam pelas BRs tenham força e passageiros. Eu mesma serei uma delas para poder chegar ao Município da Escada e correrei riscos como acidentes e assaltos, pois estarei mais vulnerável a esses acontecimentos do que se estivesse sendo conduzida por profissionais responsáveis. Lembre-se que vidas humanas dependem da circulação das Empresas de Transporte dentro da Cidade do Recife para trabalhar.
Registro meu protesto e peço sensatez nas futuras decisões, pois serão responsáveis pelas atitudes desesperadas de Pais e Mães de famílias que saem para trabalhar todos os dias e que dependem dessas linhas de Ônibus.


Marília Santana

Bibliotecária

Olinda - PE

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top