Cerca de dois mil pescadores artesanais dos municípios de Limoeiro, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro e Feira Nova que são favorecidos pelo Açude do Carpina, estão sendo beneficiados com o Programa de Peixamento da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - Sara.
Mais 150 mil alevinos - filhotes de peixe - foram colocados, semana passada, no Açude. Esta foi a 6a etapa da ação. Até fevereiro - período que termina o peixamento na localidade -, a Sara vai entregar 1,2 milhões de alevinos das espécies tambaqui, carpa prateada e curimatã pacu. “A 7a e última etapa do peixamento acontece no próximo mês”, diz o chefe da Unidade de Pesca, da Sara, Roberto Maurício. Vão ser mais 200 mil alevinos. Ele acrescenta que depois de terminar a ação na Barragem do Carpina, a Secretaria já está planejando a continuidade do Programa em outros açudes públicos e comunitários do Estado. “Para 2009, já possuímos 750 mil alevinos, além de um milhão de filhotes de peixes que serão fornecidos pela Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco - Ipa, de Serra Talhada, durante este ano”, destaca Maurício.
Equilíbrio ambiental - Além da exploração da pesca para consumo da própria comunidade e como atividade geradora de renda, Roberto Maurício ressalta que as espécies de peixes doadas pelo Pro-grama de Peixamento também cumprem um papel importante no equilíbrio ambiental nas barragens. “Ao se alimentar dos organismos ali existentes, os peixes vão favorecer a melhoria da qualidade da água”, diz.
Com informações do Diário Oficial do Estado
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Barragem do Carpina recebe mais de um milhão de peixes
janeiro 20, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário