Anúncio

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Governo dá inicío à obra que vai tirar Limoeiro do racionamento

fevereiro 04, 2009

Mais um município do Agreste está prestes a sair da lista vermelha do racionamento de água. O governador Eduardo Campos assinou a ordem de serviço para início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Limoeiro. O ato aconteceu na noite da última sexta-feira, na Praça da Bandeira, centro da cidade. Cerca de 46 mil habitantes serão beneficiados com a inauguração da obra, prevista para dezembro deste ano.
“O Agreste Setentrional sentiu o abandono e a marca do desprezo durante muito tempo. Começar essa obra hoje é resgatar uma dívida de quase 30 anos com a cidade de Limoeiro”, disse Eduardo Campos para mais de 500 pessoas que acompanharam a solenidade e tiveram a oportunidade de ouvir o Governador explicar a importância de uma maior oferta de água para a região. “Como você vai dinamizar a economia e atrair investimentos para uma cidade que não tem água durante o ano todo? Que durante seis meses é abastecida por carro pipa? Tomamos a decisão, arrumamos os recursos e agora começa a obra”, assegurou.
Serão R$ 7,7 milhões - recursos do Proágua Nacional, financiado pelo Governo Federal e Banco Mundial - Bird e do Governo do Estado. Com o novo projeto, o abastecimento em Limoeiro deixará de ser feito a partir da Barragem de Palmeirinha e passará a ter como base uma captação flutuante no reservatório de Carpina. A iniciativa inclui ainda a recuperação e ampliação da Estação de Tratamento de Água - ETA e implantação de 15 quilômetros de adutora. Atualmente, a população vem sendo submetida a um rodízio no abastecimento de, em média, 1 dia com água e 5 dias sem, mas em algumas regiões da cidade, o abastecimento é feito apenas com carros-pipa.
O secretário de Recursos Hídricos, João Bosco, lembrou que, desde 2007, o Governo já tirou várias cidades da situação de falta de água, mais recentemente, a vizinha de Limoeiro, Glória do Goitá. “No início, encontramos um quadro de cerca de 75% dos municípios vivendo o mesmo drama de Limoeiro: cidades operando em rodízios, com racionamento, oferta de água insuficiente e o povo a reclamar com justa razão. O que se fez foi buscar dinheiro com a liderança do Governador e se captou um montante de recursos bastante expressivo para que pudéssemos começar a tirar Pernambuco dessa situação”, afirmou Bosco.

Com informações do Diário Oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top