Anúncio

segunda-feira, 9 de março de 2009

No cafezinho

março 09, 2009


Caros amigos,

Quero fazer aqui uma confissão a todos vocês. Na manhã de hoje não conseguia escrever sobre nada! Pensei em escrever algo com relação a posse festiva do Comanas, pensei em falar sobre nossa política, sobre cultura...Mas nenhum tema me parecia plausível. Foi difícil, tentar sangrar a massa cefálica, em busca de qualquer conexão de linha de raciocínio que me fizesse dissertar sobre qualquer tema de extremo interesse a sociedade carpinense e NADA!
Dei conta que havia na caixa de email nossa, dois emails pedindo para que eu comentasse acerca da importância do Dia da Mulher. Um email de um colega de faculdade, pedia para que eu escrevesse algo com relação a carreira profissional e cursos na faculdade. Impressiona, a confusão de coisas que alguns amigos fazem. Mas, vamos em frente!
Decidi começar escrevendo e lá vamos nós. Bem, em primeiro lugar saudar as nossas mulheres de uma maneira muito especial, carinhosa, no dia Internacional da Mulher ontem, ofereci a todas a música do Erasmo Carlos: Sexo Frágil.
Costumo dizer uma frase nessa data que é: " Alfred Nobel: Inventor da Dinamite, era Homem.
Alberto Santos Dumont: Inventor do Avião, era Homem. Othon Benz: Inventor do Automóvel, era Homem, Mas quem inventou todos eles, foram MULHERES.
Não dá pra imaginar um mundo, sem mulheres marcantes que representam exatamente a força da mulher, como: Joana d´ark, Margareth Taecher, Edith Piaf e tantas outras.
A mulher foi muito injustiçada ao longo de todos os processos históricos do mundo e hoje tem o seu apogeu no nosso contexto. Encanta pela beleza, fascina pelo jeito, acalma pelas palavras... enfim. Parabéns a você mulher!

Mas, agora queria me reportar ao nosso povo em geral e falar um pouquinho dos desafios da nossa profissão. Publicitário, sofre amigo!!
Aí um cliente me pede um Jingle, Aquele comercial cantado, música em forma de spot. Você com certeza já deve ter ouvido um. Pois bem, tenho um cliente muito querido, que tem uma griff de roupas masculinas e distribui para todo o país, daí fiz uma peça pra ele, porque ele queria entrar com a campanha no ar, nas rádios e tv´s imediatamente. Ele ouviu e gamou! achou o jingle perfeito. Ponto pro Guto! A idéia era simples, criamos uma peça direcionada para os homens que querem sair do casual! era forte, dançante e caiu como uma luva!
Dias depois o pessoal da Tv me liga, o jingle tinha ficado grande teria que editar e deixar com 15 segundos. Droga! Não havia como tirar uma letra se quer do material! tinha ficado impecável.
O pior aconteceu, copiaram nosso jingle e fizeram um igualzinhooo!
Simplesmente a outra agência tinha copiado a base, a letra e até os vocais e feito um material idêntico! E agora? a solução? Criar outro! Criamos o primeiro! Reprovado! o segundo! Reprovado.
Ambos tinham ficados bem melhores que o primeiro, mais o cliente ainda lamentava ter perdido o primeiro para um concorrente direto e na realidade queria um igual!
Passei dias enrolando o cliente, quando num belo dia veio um estalo!
Fiz um reggae groove, bem mais autêntico e pumba!!!! o cliente se amarrou e conseguimos com 22 dias de atraso, lançar a campanha do cliente.
Quem vê comerciais prontinhos, ou ouve no rádio não sabe do quanto sofremos nos bastidores no processo criativo. Como meu objetivo maior não é ganhar o Leão de Cannes pela melhor propaganda do Brasil(Se bem que seria algo inesquecível) busco nos meus textos, e em tudo que produzo, nada além da própria arte. E o que é a arte publicitária se não direcionar mensagens que falam pela empresa e que transformam o individuo que interage com a mídia em um receptor das emoções?
Tudo gira em torno da publicidade, precisamos ser pessoas sensíveis e entender todos os grupos sociais, para poder representar cada grupo como um todo. Remontando sua etnia, sua cultura!
Buscando de forma incondicional, uma identificação peculiar que transforma nosso mundo em um só povo, com uma só linguagem! Talvez você nunca se tenha dado conta, mais por trás de tudo que você vê, ouve, sente e que classifica como publicidade, existe uma equipe, um exército de pessoas preocupadas com a sua aprazibilidade, entretenimento e claro, preocupadas em trazer pra você algo além do casual, com toda a criatividade necessária!
É por isso que entra ano e sai ano e a Propaganda Brasileira ainda é a melhor do Mundo!


Grande Abraço e até segunda!!

** Guto Brandão, escreve "No Cafezinho, todas as segundas-feiras

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top