Anúncio

terça-feira, 28 de abril de 2009

Assembleia detona projeto de assédio moral na PM. Associação de Cabos e Soldados reclama que esperança em Eduardo morreu

abril 28, 2009

A esperança morreu

Decepção. A esperança não se renovou e morreu de vez. Esta é a sensação dos milhares de policiais e bombeiros militares pernambucanos quanto às ações do atual Governo de Pernambuco. Tido como democrático e com promessas de mudanças, quando foi eleito em 2006, o então candidato a governador recebeu total apoio da tropa, a qual ansiava por dias melhores, após passar oito anos nas mãos de um Governo ditador.

Acreditando no que seria a possibilidade de vermos realmente surgir um novo modelo de Segurança Pública, convocamos nossa família e apostamos todas as nossas fichas para eleger o novo governador pois a esperança precisava ser renovada. Passados três anos, o resultado é um desastre.

Senão, vejamos: temos um dos piores salários do Brasil, nosso Plano de Cargos e Carreiras não atende a necessidade da tropa, os cursos de cabos e sargentos estão parados, as perseguições nos quartéis aumentaram e, quando acreditávamos que seríamos contemplados com um projeto que efetivamente nos concederia o devido reconhecimento como cidadãos, ele foi rejeitado sobre o argumento de inconstitucionalidade.

O Projeto de Lei que extende aos Militares Estaduais o pleno direito a defesa em casos de Assédio Moral foi rejeitado pela Comissão de Justiça da Assembléia Legislativa de Pernambuco de uma maneira radical e sem explicações concretas.

Para não serem “queimados” pela tropa, alguns deputados (ditos líderes do Governo) nem compareceram a reunião e outros se retiraram no momento da votação. Simplesmente, uma vergonha.

Como argumento para rejeição do projeto, o fato de que os Militares Estaduais possuem legislação própria, sendo citada a Emenda Constitucional nº 18, de 05 de fevereiro de 1998. Ao conferirmos tal emenda, veremos que em nenhum momento ela cita algo que pudesse tornar a Lei do Assédio Moral, inconstitucional. Sem contar que, antes de sermos policiais ou bombeiros militares, somos cidadãos, pais de família. E segundo ao Artigo 5º da Constituição Federal – “I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição”. É preciso lembrar que a Constituição Federal é soberana.

Hoje, o Assédio Moral é mais que uma realidade nos quartéis principalmente se levarmos em conta que “são mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização”.

A omissão do Governo do Estado e de seus parlamentares tende a reforçar o comportamento dos assediadores e estimulado o surgimento de outros, bem como aumentar o desestimulo entre os Militares Estaduais. A cada ano, centenas de homens abandonam as fileiras das Corporações decepcionados com a vida na Caserna. Ser policial ou bombeiro militar há tempos deixou de ser motivo de orgulho. Conhecida como “a gloriosa” a Polícia Militar de Pernambuco está, pouco a pouco, definhando, graças a formação retrograda e que não atende mais aos anseios, nem da tropa e nem da população. Se a esperança é a última que morre, a nossa foi enterrada na manhã de hoje.

Renílson Bezerra – coordenador da Associação dos Cabos e Soldados


* Extraído do blog do Jamildo

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top