Hoje, a população vai poder participar de uma consulta pública sobre o Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco - PSH/PE que, entre outras ações, vai implantar esgotamento sanitário em diversas cidades da Bacia do Capibaribe. A consulta será realizada em Limoeiro, no Agreste do Estado, das 8h30 às 18 horas.
O Projeto, que está orçado em 317 milhões de dólares, no total, será coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos - SRH/ PE, com recursos do Banco Mundial - Bird. O objetivo do PSH/ PE é garantir o saneamento básico que, além de melhorar a qualidade de vida da população, contribui para a redução da poluição dos mananciais e aumenta a oferta de água para abastecimento. A consulta pública é mais um passo do Governo estadual para atender às exigências do órgão financiador antes da assinatura do empréstimo, prevista para ocorrer ainda este ano.
Durante a reunião, será apresentado um relatório de análise ambiental e social das obras de infraestrutura hídrica previstas no Projeto. O documento vai apresentar a caracterização dos investimentos quanto aos regulamentos ambientais federais, estadual e municipais e a análise comparativa com as políticas do Banco Mundial. Os participantes poderão conhecer os impactos ambientais e sociais que poderão ser gerados pelas obras e tirar dúvidas sobre cada ponto.
Na concepção do PSH/PE estão previstos 100 milhões de dólares para a elaboração de projetos executivos e realização das obras de implantação de esgotamento sanitário. Os sistemas de esgoto serão implantados em Paudalho, Limoeiro, Salgadinho, Toritama e Vitória de Santo Antão - complementação. Nestas cidades há déficits significativos nos serviços de saneamento, devido à inexistência de sistemas de coleta e tratamento de esgotos. A outra parte dos recursos está destinada à gestão hídrica, eficiência operacional e redução de perdas no sistema de abastecimento.
**Imagem meramente ilustrativa
Com informações do Diário Oficial do Estado.
0 comentários:
Postar um comentário