Anúncio

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Água garantida até o próximo verão

maio 21, 2009

O abastecimento de água no interior do Estado está garantido até o fim do próximo verão. Dos 12 mais importantes reservatórios do Agreste, Sertão e Zona da Mata, nove estão sangrando e os outros estão com mais de 80% da capacidade de armazenamento. A última vez que os pernambucanos contaram com um cenário como esse foi em 2004, segundo o diretor de controle operacional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Sérgio Torres. As chuvas que atingiram o Nordeste nas últimas semanas e afetaram 14 cidades de Pernambuco contribuíram para elevar os níveis de barragens, embora tenham provocado enxurradas e deixado centenas de pessoas desalojadas.

“Mas, diferentemente do que aconteceu em outros Estados, não tivemos uma catástrofe. Apesar dos transtornos, choveu na medida certa”, afirmou Torres. A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) informou que os municípios afetados estão conseguindo suprir as necessidades e muitos moradores retornaram para casa.

De acordo com Torres, nenhum dos reservatórios administrados pela Compesa oferece risco à população. “As barragens operadas pela companhia são fiscalizadas periodicamente. Quando é detectado algum problema, sanamos imediatamente”, disse Torres.

A maior barragem do Agreste, a de Jucazinho, com capacidade para 327 milhões de metros cúbicos, está 90% cheia. O reservatório é responsável pelo abastecimento de 15 municípios, entre eles Caruaru, Bezerros e Gravatá. A Barragem do Prata, que armazena até 42 milhões de metros cúbicos, está com mais de 88% de sua capacidade. Na região, encontram-se sangrando Tabocas, que abastece Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, Pedro Moura Júnior, do Rio Ipojuca, que atende Belo Jardim, e Inhumas, que fornece água para Garanhuns.

Entre as barragens que encontram-se sangrando na Zona da Mata estão a de Cursaí, que atende os municípios de Carpina, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Chã de Alegria e Tracunhaém.

No Sertão, todas as principais barragens estão vertendo, como a do Rosário, de 34 milhões de metros cúbicos, que abastece Iguaraci, Tuparetama e Ingazeira. Em Serra Talhada, o açude Cachoeira II também está sangrando, assim como Brotas, que atende Afogados da Ingazeira e Tabira, e Riacho do Pau, em Arcoverde. “Tínhamos a expectativa que este ano fosse bom com relação às chuvas. Mas nos surpreendeu o fato de elas terem chegado em abril e maio, quando estavam previstas para vir de janeiro até março”, afirmou o diretor da Compesa.

Larissa Brainer

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top