Anúncio

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Audiência debate impacto da Hemobrás

maio 29, 2009

Debater os impactos econômicos e sociais que serão gerados a partir da implementação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), no município de Goiana, Zona da Mata Norte do Estado, foi o objetivo da audiência pública promovida, ontem, pela Comissão de Saúde da Casa. A proposta partiu do líder do Governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PT), para quem o empreendimento, além de gerar emprego e aumento na arrecadação de impostos, contemplará outros setores da economia.

“É importante mostrar que a Hemobrás é mais uma conquista do Governo Federal para Pernambuco. Com o funcionamento da fábrica, teremos condições de exportar os medicamentos para outros Estados e países, além de estimular novos investimentos no local, como é o caso da Novartis, fábrica de vacinas, que também será instalada no Polo Farmoquímico, em Goiana. A Hemobrás está para a Região da Mata Norte como o Porto de Suape está para a Mata Sul”, comparou o petista. O investimento total está estimado em R$ 327 milhões e a capacidade de produção será de 500 mil litros de plasma por ano.

O presidente do colegiado, deputado Clodoaldo Magalhães (PTB), coordenou o debate e falou da importância do tema. “O Brasil economizará cerca de R$ 1 bilhão por ano com a fabricação própria de hemoderivados, o que, sem dúvida, melhorará a qualidade de vida da população hemofílica”, observou.

Na ocasião, o presidente da Hemobrás, João Paulo Baccara, explicou que a entidade é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde e criada em 2004. “Nosso foco é produzir a autossuficiência do Brasil. Queremos trabalhar no sentido de desconcentrar investimento, conhecimento e desenvolvimento e, por isso, estamos nos instalando no Nordeste. Além disso, realizaremos pesquisas e desenvolveremos tecnologia de excelência na fabricação dos produtos”, destacou.

O empreendimento será o primeiro no País a produzir hemoderivados e reduzirá a dependência externa do Brasil em relação ao consumo de medicamentos importados. Atualmente, o País importa 100% dos remédios indicados para o tratamento de doenças hemofílicas.

Raimundo Pimentel (PSDB) parabenizou Isaltino Nascimento pela iniciativa e destacou que o empreendimento trará retorno em vários aspectos. “Não apenas a economia pernambucana será incrementada, como a saúde será beneficiada com a produção de hemoderivados”. O ex-deputado Augusto César, que atua como diretor de Assuntos Estratégicos da Hemobrás, lembrou que as pesquisas de desenvolvimento têm sido uma prioridade para a empresa. “Pernambuco está crescendo acima do PIB nacional por conta dos investimentos realizados no Estado. Com a Hemobrás, a tendência é crescer cada vez mais”, observou.

A fábrica ocupará 250 mil metros quadrados em um local destinado ao Polo Farmacoquímico, em Goiana, sob responsabilidade do Estado. As obras de terraplanagem e drenagem foram concluídas. A construção da câmara fria, que armazenará o plasma brasileiro, começou no último mês de abril. Até o começo de 2010, todas as unidades dessa primeira fase deverão estar iniciadas.

Com informações do Diário Oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top