Anúncio

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Esquistossomose deixa Zona da Mata em alerta

maio 22, 2009

A incidência de esquistossomose nas Matas Norte e Sul de Pernambuco será foco da reunião que a Comissão de Saúde da Alepe terá com representantes das regiões. A decisão foi tomada ontem, após audiência pública realizada pelo colegiado para discutir o tema. O encontro foi sugerido pelo deputado Antônio Moraes (PSDB) e contou com a presença do técnico da Secretaria Estadual de Saúde (SES) Francisco Duarte Bezerra. O objetivo é saber como o Governo tem lidado com a doença, desde a reunião realizada há um ano, na Assembleia, sobre o mesmo assunto.

“Atualmente, é enorme o número de mortes decorrentes da esquistossomose. Na audiência do ano passado, convidamos os prefeitos das Matas Norte e Sul, mas apenas um compareceu. Entendo que não é adequado esperar somente por ações municipais. O Estado deve interceder”, ponderou o tucano, acrescentando que as pessoas estão morrendo por falta de informação. “Hoje, ninguém ouve falar em esquistossomose”.

Francisco Duarte declarou que, a partir do dia 4 de junho, o Poder Executivo Estadual começará a capacitar médicos, enfermeiros e agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) das localidades mais atingidas. Além disso, o técnico disse que a “esquistossomose é prioridade para a SES”. Entretanto, Duarte argumentou que a Portaria n° 1.172, de junho de 2004, estabeleceu o processo de descentralização, definindo o papel das três esferas de Governo com relação à vigilância em saúde. Ficou determinado que é de responsabilidade dos municípios a execução das iniciativas. Existe, inclusive, uma verba repassada mensalmente pelo Ministério da Saúde para as Prefeituras.

Para a deputada Nadegi Queiroz (PMN), se o recurso existe, o que há é o “desinteresse” no que diz respeito à prevenção da esquistossomose. “É um problema silencioso e, por isso, perigoso. Ouvimos falar em Aids, dengue, mas não em esquistossomose”, considerou. A vice-presidente do colegiado, deputada Miriam Lacerda (DEM), defendeu que a sociedade seja informada por meio de propagandas, rádios comunitárias, entre outras formas de comunicação.

Presidente da Comissão de Saúde, o deputado Clodoaldo Magalhães (PTB) comentou que “parte do problema pode ser atribuída à falta de continuidade na capacitação de médicos, técnicos e agentes epidemiológicos”.

As reuniões devem ser promovidas em Palmares e Limoeiro, mas as datas serão definidas. Magalhães informou, ainda, que o requerimento do deputado Augusto Coutinho (DEM), solicitando à Comissão de Saúde uma audiência para tratar as dificuldades do Hospital da Fundação Hemope, foi aceito. A data está sendo escolhida pela assessoria do colegiado.

Informações do Diário Oficial

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

0 comentários:

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top