Anúncio

terça-feira, 21 de julho de 2009

NAF Vitória ajuda no combate ao caramujo africano

julho 21, 2009

caramujo3          O Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata (NAF), de Vitória de Santo Antão, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Chã Grande e a Gerência Regional de Saúde do Estado, além do IPA e do Polo de Orgânicos, está envolvido na campanha de combate ao caramujo africano (Achatina fulica). A praga, que é encontrada em áreas rurais e urbanas de vários municípios da Zona da Mata, destrói plantações e transmite doenças para o homem, a exemplo da angiostrilíase abdominal – mal que provoca perfuração intestinal.

            De acordo com Milze Luz, técnica do NAF Vitória e extensionista do IPA, o caramujo se reproduz muito facilmente por ser hermafrodita. “Esse tipo de molusco realiza auto-fecundação e pode produzir em média 400 ovos por ano”, explicou Milze. Ainda de acordo com a técnica, o controle químico da praga causa danos ao meio ambiente e ao homem, além de ser muito caro – se tornando inviável para a maioria dos agricultores familiares. Pensando nisso, a prefeitura de Chã Grande buscou parceiros e iniciou uma campanha para a catação manual dos caramujos, usando, inclusive, trabalhadores rurais beneficiados pelo programa Chapéu de Palha.

O NAF está atuando no apoio logístico e na orientação aos agricultores familiares, onde a equipe explica em detalhes a forma segura de coletar os moluscos – eles devem sempre usar luvas e botas de borrachas (que devem ser desinfetadas após o uso). Ainda por segurança, os caramujos devem ser enterrados em valas com 80 centímetros de profundidade e cobertos por cal virgem.

Written by

We are Creative Blogger Theme Wavers which provides user friendly, effective and easy to use themes. Each support has free and providing HD support screen casting.

1 comentários:

Sterferson Xavier disse...

Gostei muito da matéria, Guto. Você sabe que esses caramujos são uma ameaça presente em toda a cidade, região e inclusive em Olinda. O que nós fazemos para matar os caramujos é jogar sal em cima deles, então eles viram uma espécie de baba. Pela matéria, essa prática não é nem um paleativo. Precisamos nos mobilizar para anunciar o modo correto de combate, etc. e tal. Seu blog deu uma grande contribuição!

 

© 2013 Blog do Guto. All rights resevered. Designed by Templateism | Blogger Templates

Back To Top