GALPÃO DAS ARTES É CINE MAIS CULTURA AGORA

A partir de agora, o Pontinho de Cultura Galpão das Artes em Limoeiro recebe um reforço para as ações vinculadas a área do audiovisual, comenta entusiasmado Fábio André presidente da instituição cultural no município. O referido Pontinho de Cultura faz parte do grupo de 46 entidades que se tornaram pontos de exibição de filmes, com o aval do Ministério da Cultura, através da ação Cine Mais Cultura. Realizado em parceria com o governo do estado, o resultado foi anunciado dia 12 de abril, em cerimônia no Cine São Luiz. Os aprovados receberão kit com câmera, projetor, telão, DVD, rack e um pacote de cento e cinquenta filmes selecionados pela Programadora Brasil, além de oficinas de capacitação organizadas pela Fundarpe e Ministério da Cultura. O objetivo é formar uma rede nacional de exibição alternativa. Com a nova leva, somente Pernambuco contará com 87 pontos. Até o fim do ano, a meta é atingir 2.200 em todo o Brasil.
Assim sendo, Pernambuco agora passa a contar com 46 novos projetos – dentre esses o Pontinho de Cultura Galpão das Artes, em Limoeiro - contemplados no edital estadual do Cine Mais Cultura, realizado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC). Os novos cines atuarão em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Dos projetos aprovados, 14 foram apresentados por pontos de cultura e passam a integrar as ações desenvolvidas pelos grupos culturais locais. Foram aprovados projetos na Região Metropolitana do Recife (17), na Zona da Mata Norte (7), no Agreste (9) e no Sertão do Moxotó (13).
O Cine Mais Cultura tem como objetivo fomentar a criação de locais de exibição de filmes em municípios que não têm muito acesso à produção audiovisual brasileira. Os cines aprovados receberão a aparelhagem necessária e oficinas de capacitação que visam construir uma rede de formação de plateia em todo o País. As ações também vão contar com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes. Todos os aprovados no edital recebem equipamentos para exibição, kit de filmes da Programadora Brasil e oficina de capacitação para realizar sessões de cinema semanais. A capacitação, realizada pelo MinC, contemplará dois representantes de cada projeto selecionado, em data ainda a ser definida, conclui Fábio André, responsável pelo espaço cultural Galpão das Artes.

2 comentários

Anônimo disse...

oi guto brandao meu nome e pricila gosto muito do seu programa sou sua fan bjss.

Hugo disse...

Olá Guto Um abraço meu velho!

Tecnologia do Blogger.